Empresas de todos os tipos, lojas, ONGs e até mesmo associações podem fazer bom uso dos chaveiros de metal como um brinde personalizado. A estratégia de distribuir brindes atende diversos objetivos, desde divulgação e promoção até fidelização de clientes e lembrança da marca.

O ponto é que, para qualquer um desses objetivos, a personalização é essencial. Só ela vai garantir que a sua marca e mensagem estejam ali no brinde e fiquem sempre em contato com o alvo. No chaveiro de metal, a personalização é feita majoritariamente com gravação ou aplicação de algum material extra.

A seguir, exemplificamos quais são os tipos de gravação disponíveis para personalizar chaveiros feitos em metal. Confira as possibilidades.

Laser

A gravação a laser no metal é o que possibilita o efeito de baixo relevo, ou seja, sua marca ou texto para o chaveiro personalizado fica gravada como um sulco na peça. O laser “queima” o metal para obter esse efeito, que é duradouro e discreto. Dependendo do produto final desejado e do fornecedor, o laser pode ser utilizado para fazer cortes no metal e assim moldar o seu formato, o que é interessante por aumentar a customização do seu brinde.

A gravação com laser, e qualquer outra opção disponível no mercado, tem seu custo médio. Cabe avaliar esse fator quando estiver planejando seu orçamento para brindes personalizados e também buscando por um fornecedor.

Resina

Este formato não é exatamente uma gravação, e sim uma aplicação de logotipo e mensagem utilizando as etiquetas resinadas. Tem o benefício de funcionar também em peças 3D, moldadas em formato circular, por exemplo. Para aplicação nos chaveiros de metal, o tipo mais adequado é o de resina rígida.

A resina rígida garante uma cobertura brilhante e resistente sobre a etiqueta personalizada. Essa aplicação, ao contrário da resina flexível, deixa o material com aspecto vitrificado, mas com o tempo e a exposição ao sol essa cobertura pode amarelar.

Esse tipo de gravação para os chaveiros de metal permite o uso de cores e também garante o efeito de “olho de peixe” sobre a arte, ampliando e dando maior destaque ao ponto de personalização.

Impressão digital

Bastante comum, a gravação com impressão digital é uma opção que permite a aplicação de cor sobre superfícies lisas e planas. É necessário buscar por um fornecedor que conte com essa opção, já que é necessário ter uma impressora própria para esse tipo de trabalho e softwares correspondentes para acertar na diagramação e aplicação da arte.

Graças às tecnologias e inovações até nas próprias tintas para a impressão, esse tipo de gravação confere durabilidade e uma boa variedade de aplicações.

Uma última opção de gravação para os chaveiros de metal seria combiná-los com pedaços de couro, que também pode ser personalizado com hot stamp, que faz um baixo relevo preenchido com tinta de efeito metálico.

Se quiser conhecer mais sobre os chaveiros de metal e outros modelos para brindes personalizados, baixe nosso e-book exclusivo Personalização de chaveiros: tudo o que você precisa saber e estruture sua estratégia para obter o máximo de resultados.