Empresas de todos os tipos podem passar pelo momento de avaliação sobre como melhorar o engajamento de seus funcionários e, consequentemente, aumentar a motivação no trabalho. Isso pode partir de uma ponderação do RH, de uma iniciativa do setor de comunicação interna (quando existe) ou dos próprios funcionários de alguma unidade ou área específica.

É importante estimular o engajamento e a motivação entre os colaboradores como uma forma de melhorar o clima organizacional, aumentando a produtividade, a integração das áreas e a inovação, além de permitir todo tipo de melhoria na empresa e seus produtos ou serviços.

Saiba, com os próximos tópicos, como promover ações práticas para melhorar engajamento e motivação dentro de sua empresa.

Comece pesquisando

Para medir o clima corporativo e ter uma boa visão geral sobre os times da companhia, promova uma pesquisa interna. Ela pode ser feita em etapas menores, abordando pontos específicos semanalmente, ou ser inserida como uma atividade na rotina de trabalho dos times, de forma que os colaboradores respondam a um questionário mais longo. Informe os setores sobre a pesquisa de satisfação interna e sua importância e utilidade.

Prepare questões abertas e fechadas sobre engajamento com a empresa e com colegas, motivação com o trabalho, necessidades atendidas, dúvidas, críticas, sugestões, melhorias desejadas, visão de futuro, etc. Também será necessário encontrar um canal para distribuir os questionários, podendo ser um formulário digital e anônimo ou uma pesquisa impressa que será recolhida ou enviada para alguém em específico.

Com os resultados, é possível tirar uma média sobre como está o engajamento no momento e o que pode ser feito para melhorá-lo, assim como no caso da motivação e da satisfação pessoal e profissional.

Corrija o que precisa de ajuste

Seja com o resultado da pesquisa ou com a observação atenta das gerências e diretorias da empresa, serão identificados possíveis pontos de melhoria e correção dentro dos processos da empresa. Avalie bem e corrija tudo – ou pelo menos a maioria – do que precisar de ajustes. Isso pode passar pela instalação de novos postos de trabalho, atualização de equipamentos ou softwares, adaptação de horários, etc.

Invista em atualizações

Nesse objetivo, procure promover atividades e treinamentos para atualizar o repertório dos colaboradores, além de dar oportunidades reais para crescimento internamente. Todo tipo de curso e troca de conhecimento ou experiência é muito bem-vindo pelos times para gerar reconhecimento e estimular os desafios. Se o programa de atualização estiver ligado também a um sistema de avaliação de metas, melhor ainda.

Promova eventos

Seja para reunir o time, promover grandes treinamentos, atualizar sobre os resultados da empresa ou apresentar palestras motivacionais, uma boa pedida são os eventos. Organizar um evento para sua empresa é uma estratégia de engajamento justamente por reunir as equipes em torno de uma mesma mensagem e objetivo.

Eventos, principalmente ao considerar o tamanho da empresa e número de funcionários, não são tarefa fácil. Seus resultados são interessantes e o engajamento é garantido. Se você se interessa por eventos corporativos, veja também quando e como explorar esse tipo de ação.