Os eventos para crianças são ótimas saídas para empresas que lidam diretamente com esse público, seja para promover uma marca, um produto ou mesmo para estimular atividades educativas. Tudo, é claro, deve ser feito considerando todas as necessidades e cuidados essenciais para a segurança dos pequenos.

Eventos infantis variam em tamanho – tanto em público estimado como em duração – e em atividades propostas, mas, no geral, sempre devem respeitar a faixa etária do público e as recomendações sobre publicidade infantil. É sabido que, no Brasil, as propagandas não podem abusar de elementos infantis para persuadir as crianças a comprar brinquedos, alimentos, medicamentos, roupas e outros produtos direcionados.

Mas enfim, para quem quer organizar eventos infantis temos dicas importantes para compartilhar. Confira agora!

Proponha atividades

Nada é mais interessante do que criar brincadeiras e jogos para o seu evento. Se os adultos já gostam, imagine as crianças! Existem opções de playground e outros brinquedos que podem ser personalizados e instalados temporariamente para um evento infantil. Também é interessante promover oficinas específicas, como de artesanato, música e culinária, e deixar monitores para acompanhar todas atividades.

Ainda neste ponto, lembre sempre de considerar a faixa etária do seu público-alvo. Para os menores de 5 anos, atividades com leitura não são adequadas, assim como as brincadeiras mais radicais. Também é essencial cobrar que os pais ou responsáveis acompanhem as atividades para evitar qualquer problema. 

Cuide da segurança

Muito importante também para todas as faixas etárias. Contrate atrações e proponha atividades seguras, incluindo equipe de apoio e total prevenção contra incêndios, quedas, cortes e outros imprevistos. Cuide também para, em caso de eventos em espaços abertos, oferecer proteção contra chuvas e também contra o sol e calor excessivos.

Em casos de eventos maiores também ofereça estrutura e opções de alimentação, banheiros e fraldários e espaços de descanso.

Acerte na comunicação

A divulgação de eventos é essencial para todo tipo de público ou proposta. No caso dos eventos infantis, é interessante falar com as crianças, mas, mais ainda, com os pais. Faça a comunicação sempre de forma clara e objetiva, começando com uma boa antecedência do dia marcado para a realização do evento. 

Adote canais online e offline, podendo até mesmo comprar mídia paga para destacar suas comunicações. Divulgue datas e horários e, se existir, valor de ingressos. Nos eventos realizados em shoppings, por exemplo, é interessante consultar o administrador do empreendimento para conhecer suas opções de divulgação dentro do espaço. 

Se achar conveniente, crie um evento online nas redes sociais para aumentar a divulgação. Criar um site é essencial para os eventos maiores, com patrocinadores, venda de ingressos, credenciamento e afins.

Trabalhe a lembrança

Depois que seu evento acaba, é importante que o público tenha lembranças dele – e também de sua marca, se estiver envolvida. É possível fazer isso com ingressos para outros eventos, com sorteios de prêmios e com brindes personalizados. Nos eventos infantis, se atente para entregar experiências seguras, vale reforçar, e que agreguem em diversão e educação. 

Para oferecer brindes personalizados, é muito importante considerar a proposta do seu evento, a faixa etária alvo dele, a marca criada e as atividades entregues, etc. Aproveite para conhecer 4 dicas para definir o público-alvo dos seus brindes.