Entre todas as opções e estratégias para fazer o marketing da empresa para públicos relacionados, e principalmente para aproveitar públicos amplos ou bem nichados de eventos, o live marketing se mostra como um caminho para promover sua marca, conversar com o público, apresentar ou fortalecer seus produtos e ainda para se relacionar com clientes.

Provavelmente você conhece ou já participou de uma ação de live marketing, mas ainda não conhecia a estratégia pelo nome. Neste artigo, vamos compartilhar o que é live marketing, como sua empresa pode utilizar, a relação com os eventos e também exemplos para inspirar sua ação. Confira nos próximos tópicos.

O que é live marketing?

A definição de live marketing é compatível como marketing de experiência. Segundo a Ampro (Associação de Marketing Promocional), o termo live marketing funciona de forma abrangente sobre todas as ações, eventos e campanhas que são realizadas ao vivo, com a presença e participação do consumidor. Ou seja, live marketing são ações promovidas por marcas para seus produtos ou serviços com atividades ao vivo em eventos, supermercados, shoppings, empresas e afins.

Os eventos são ótimos exemplos do trabalho utilizando live marketing. O Rock in Rio, além de ser um case de comunicação em si, também é referência na participação dos patrocinadores com estandes, palcos, experiências e ativações para conversar com o público. A Coca-Cola, por exemplo, já marcou presença no evento com um palco que colocava o público para se apresentar em um grande karaokê. Ao final da música, cada integrante dessa banda improvisada ganhava uma garrafa de tiragem limitada do refrigerante.

Outro local muito almejado para ações de live marketing são os shoppings, podendo criar espaços de palestras, atividades para crianças, troca de pontos e presentes, decorações especiais e afins.

No geral, sempre são estimuladas a participação do público, o compartilhamento da experiência aproveitando a adoção das redes sociais e também a lembrança da marca.

Benefícios do live marketing

Você pode ter chegado à conclusão de que uma ação dessa não sai barato. E provavelmente é verdade, dependendo das proporções da sua empresa, do seu público-alvo e de outros fatores relacionados. Ainda assim, o live marketing é extremamente eficiente em seus objetivos e traz bons resultados. Sua principais vantagens são:

  • Contato direto com o público-alvo e com clientes;
  • Espaço de pesquisa e de testes para seus produtos;
  • Introduz novas informações sobre a empresa, a marca e seus produtos para o mercado;
  • Fortalece a lembrança sobre a marca e o relacionamento;
  • Melhora a imagem e credibilidade da marca;
  • Estimula vendas, se for um objetivo;
  • Estimula o boca-a-boca, canal de marketing mais valioso;
  • Eventualmente, aumenta o lucro.

Existem diferentes atividades que podem ser propostas e também ferramentas que servem aos objetivos do ‘marketing ao vivo’.

Ferramentas e ações de live marketing

O primeiro ponto a ser destacado aqui é a criação de estandes, variando em tamanho e atividades conforme a sua estratégia. Eventos comportam bem esse modelo, mas só o estande não basta. Vídeos especiais, jogos e interações com a marca são importantes para atrair o público e promover uma experiência bacana.

Outro item essencial ao live marketing são os brindes personalizados. Hoje existem diversas opções no mercado, basta pesquisar bem para encontrar aquela que melhor se adequa em custo-benefício no seu planejamento, e também no gosto do público. Ter equipe especializada participando das ações também é importante, assim como distribuir amostra de produtos (no caso de alimentação, por exemplo), criar sorteios, entre inúmeras outras ideias que partem da sua criatividade e estratégia.

Caso você esteja pensando em utilizar o live marketing em um evento, ou mesmo vá criar o evento do zero, conheça nossa lista de materiais essenciais para o trabalho do produtor de eventos.