O que faz uma empresa ser reconhecida no mercado? Muito antes da marca e do produto ou serviço oferecido, a qualidade de vida no ambiente de trabalho está cada vez mais em evidência.

Constituir um ambiente mais criativo, motivador e integrado depende de ações que valorizem tanto as equipes quanto o indivíduo. Oferecer brindes para funcionários ajuda nessa missão, pois promove reconhecimento e outras questões tão valiosas para uma companhia.

Confira agora bons motivos para você adotar os brindes como parte das suas estratégias de marketing interno e veja algumas opções para sua escolha.

Reconhecimento

Empenho, dedicação e contribuições individuais e das equipes devem ser reconhecidas. Palavras de incentivo são sempre bem vindas e necessárias, mas é válido oferecer algo a mais como forma de premiação para expectativas e metas superadas.

Premiações em dinheiro são comuns, mas isso depende da política interna da empresa. Uma excelente alternativa para os casos onde isso não é permitido é oferecer brindes personalizados como placas e condecorações, opções viáveis.

Motivação

Funcionários motivados vestem a camisa da empresa e tem consciência dos valores, além de repassá-los à frente, tanto internamente quanto fora dela. Oferecer presentes para funcionários é uma das formas de motivá-los desde a sua chegada, como um kit de boas vindas, que é uma excelente maneira de demonstrar receptividade e acolhimento no ambiente de trabalho.

Com o passar do tempo, é necessário criar ações que estimulem o aumento da produtividade e melhora do clima organizacional. Promover eventos internos é sempre uma boa oportunidade para isso, como você pode ver no próximo tópico.

Comemorações e eventos

Datas comemorativas como o aniversário da empresa e de colaboradores, campanhas de conscientização sobre temas como saúde e segurança ou mesmo eventos corporativos como reuniões, workshops e confraternizações servem como momentos de integração, às vezes até entre funcionários de setores que não costumam se encontrar no dia a dia.

Nestas ocasiões, os brindes para funcionários servem para celebrar e demonstrar relevância e empatia. Além disso, essa atitude ajuda a promover um melhor engajamento, como falamos no tópico a seguir.

Engajamento

Funcionários engajados tendem a contribuir de forma mais significativa para a empresa. Os valores da empresa precisam fazer parte da marca e estar no DNA em cada membro das equipes de trabalho.

As estratégias de endomarketing buscam melhorar esse engajamento, promovendo ações que integrem as equipes e ajudem a reduzir os índices de rotatividade da empresa. Os brindes personalizados estão presentes nessas estratégias e carregam a marca da empresa, ou seja, ajudam com que ela sempre seja lembrada pelo funcionário.

Quais brindes para colaboradores oferecer?

Diversos critérios entram nessa escolha como o orçamento e tipo de ocasião em que ele será oferecido. Essencialmente, devem ser funcionais e úteis, além de ter um design atrativo.

Kits para escritório com pastas, placas de identificação e organizadores são úteis para quem trabalha nesse tipo de ambiente, mas podem não ter utilidades a um atendente do comércio ou um funcionário de uma clínica.

Quer sugestões? Leia nosso artigo com opções de brindes para empresas com melhor custo-benefício.