• gestao868

A importância da motivação no trabalho

Todas empresas, e todos profissionais dentro delas, podem enfrentar problemas que são reflexo da desmotivação: faltas, baixa produtividade, aumento da rotatividade de funcionários, intrigas, etc.

Alguns cenários específicos são a causa da falta de motivação no trabalho, como a má comunicação, a pressão e o estresse, a falta de estímulo ou valorização, entre outros fatores.

Trabalhar a motivação no ambiente trabalho é uma estratégia que pode partir de setores específicos, de diretorias ou ainda estimulado para que todas pessoas contribuam com o objetivo.

Entenda, nos próximos tópicos, por que a motivação de equipes é tão importante dentro de uma empresa.

Diálogo aberto

A motivação no trabalho pode estimular o diálogo entre colegas, entre áreas diferentes e entre diretorias, o que aumenta a integração e abre canais de comunicação transparentes e acessíveis.

Esse diálogo pode abrir caminho para alinhamento de ideias e metas, promovendo melhorias e um espaço para inovação nos serviços e produtos oferecidos. Assim, ainda podem surgir projetos de intraempreendedorismo, o que pode aumentar o formato de negócios da empresa.

A melhor opção de canal de contato e divulgação para a motivação de equipes através do diálogo é usar estratégias de endomarketing e de comunicação interna. Essas técnicas podem ser adaptadas conforme o tamanho da empresa e seu quadro de funcionários.

Ambiente saudável

Com a motivação e o diálogo transparente e aberto, o ambiente de trabalho fica mais saudável e agradável para colaboração, e até para a convivência. Nesse tipo de ambiente, não há espaço para intrigas e boatos, e também ocorre uma melhor distribuição de tarefas, o que melhora a questão da pressão.

Campanhas de motivação no trabalho, partindo das estratégias do endomarketing, ainda podem ter ações concretas para melhorias no ambiente, melhorando a organização dos postos de trabalho, promovendo alongamentos e pausas, ajustando iluminação e demais equipamentos ergonômicos, entre outros objetivos.

Um ambiente bem organizado aumenta a produtividade, colocando o foco da equipe no trabalho.

Melhor desempenho

Os funcionários podem ficar menos produtivos pela falta de motivação. Estimular o diálogo e o espaço é uma primeira etapa, mas ainda falta o incentivo para ideias individuais e de setores menos engajados.

Não basta fazer campanha para que os funcionários trabalhem mais, sem nada em troca. É preciso incentivar talentos individuais e promover treinamentos, palestras e eventos corporativos para alinhar o nível dentro de equipes e entre elas.

É interessante definir metas e oferecer premiações, mesmo que simbólicas, como forma de motivação de equipes, com prudência para não criar competições e agravar a situação de estresse.

Colaboração e desafios

Diferentes grupos e perfis de funcionários podem ser motivados a trabalharem em equipe para superar projetos novos ou mais complexos. Esses desafios entre os colaboradores são interessantes para encontrar destaques no grupo e também quem precisa de um maior suporte.

Trabalhar em novos projetos também evita que funcionários se conformem em um cargo, saindo da estagnação para buscar novas oportunidades e chances de crescimento – mais uma forma de incentivar a inovação.

Não deixe de conhecer as diferenças entre comunicação interna e endomarketing antes de começar a trabalhar a motivação de equipes em sua empresa.

#ambientedetrabalho #motivaçãonoambientedetrabalho #motivaçãonotrabalho

1 visualização

© MR Brindes. 1988, 2020. Todos os direitos reservados.