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O que é diferencial competitivo?

Você já parou para se perguntar por que algumas empresas se destacam mais no mercado que as outras? Por que alguns produtos vendem mais do que outro similares?

Antes de iniciar o seu negócio, procure saber o que fazem essas empresas para se diferenciar na mente do consumidor.

Aliás, uma das estratégias para se diferenciar no mercado é conhecer a concorrência, quais seus produtos, como se comunicam com o consumidor, quais são seus diferenciais competitivos perante outras marcas e produtos.

Outra estratégia, infalível, é conhecer bem o seu público-alvo. Procurar aprender sobre quem você deseja conquistar é a melhor forma, não só de chegar ao seu coração, como construir relacionamentos duradouros. Vamos nos aprofundar um pouco nesse tema, tentando aprender mais sobre o que é diferencial competitivo?

Afinal, o que é diferencial competitivo?

Entender o que é diferencial competitivo é muito simples. Trata-se do conjunto de vantagens em sua proposta de valor que podem ser percebidas pelo seu target, que é aquele público que você quer influenciar e convencer.

Há uma série de estratégias para buscar o diferencial competitivo, dentre elas a inovação, a qualidade, o preço e o conceito da marca. São atributos tangíveis e intangíveis que fazem com que seu produto supere o da concorrência na percepção do consumidor.

Para que tudo isso aconteça, é essencial que sua empresa invista pesado em algo chamado “marketing estratégico”, que é o estudo de todas as variáveis que condicionam o sucesso do negócio, entre elas o perfil dos consumidores e a oferta da concorrência.

Um diferencial só existe se for reconhecido pelo consumidor. É possível, inclusive, que o consumidor diferencie dois produtos idênticos pela marca. Isso certamente já aconteceu com você, só que não por acaso. Há uma série de estratégias e comportamentos que levam a esse reconhecimento, começando pelo posicionamento do produto, passando pela comunicação, qualidade da entrega, proposta de valor e experiência do cliente.

Alguns variáveis presentes na construção dos diferenciais competitivos são:

• Exclusividade – Entre as preocupações do departamento de marketing deve estar a busca constante de tornar a marca única na mente do consumidor.

• Versatilidade – É preciso acompanhar as mudanças que ocorrem no mercado praticamente em tempo real. Elas estão presentes em novas soluções, mudanças de comportamento e de hábitos do consumidor. A empresa precisa ser versátil para adequar sua proposta de valor a essas mudanças, de modo a assumir a dianteira.

• Sustentabilidade – Abrir uma empresa atualmente é relativamente fácil. Continuar no mercado, nem tanto. É preciso, antes de tudo, construir uma marca sólida, um relacionamento com o cliente e, atualmente, pensar de maneira consciente em relação ao meio ambiente e ao consumo é um diferencial para grande parte do seu público.

Vamos saber como?

Como criar o diferencial competitivo da sua empresa?

Vamos aprofundar um pouco mais esses conceitos falando sobre três condutas que devem estar presentes no dia a dia da empresa em favor da criação de diferenciais competitivos.

1 – Pesquise a concorrência

O que devemos pesquisar no concorrente?

Procure responder a algumas perguntas:

  1. Quais são os produtos concorrentes existentes?

  2. Qual o diferencial competitivo de cada produto concorrente?

  3. Qual o posicionamento de cada produto e cada marca concorrente?

  4. Quem é o líder em vendas?

  5. Qual o produto mais lembrado pelos consumidores?

  6. Qual é a marca mais reconhecida entre as dos concorrentes?

  7. Quais os principais atributos das marcas e produtos mais comprados e lembrados pelos consumidores?

  8. Como é feita a distribuição e a entrega dos produtos da concorrência?

  9. Como os concorrentes se comunicam e quais são seus canais com o consumidor?

2 – Aprimore a qualidade de produtos e serviços

Tudo converge para a experiência do cliente. Sendo assim, invista na qualidade dos produtos e serviços entregues.

Um mix de marketing bem elaborado, levando em conta as expectativas do cliente, servirá, sem dúvida alguma, para criar fortes diferenciais competitivos.

3 – Fidelize clientes

Fidelizar clientes é a prática de marketing mais lucrativa. Vender para clientes fiéis sai bem mais barato do que conquistar novos clientes.

Faça tudo que for sustentável e razoável para reter seus clientes.

Como fazer isso?

Crie políticas de relacionamento para fazê-los se sentirem importantes, exclusivos e valorizados. Isso pode ser feito de diversas maneiras, que vão desde uma divulgação bem feita, até promoções, brindes e atendimento eficiente no pós-venda.

Quer saber mais sobre o assunto? Veja mais no nosso artigo “O que é valor percebido e como aumentá-lo?” e entenda como esse conceito pode fazer toda diferença com relação ao êxito do seu negócio.

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