Saber o que é promoção de vendas é um dos pilares de um bom vendedor. E vendedor, nesse caso, não se refere só ao funcionário que abordará clientes e vai fechar as vendas, mas também aos gestores, empreendedores e profissionais de marketing e eventos.
A promoção de vendas cumpre com objetivos diversos, podendo ser utilizada em comércios variados. Existem períodos próprios para promoção (mais especificamente liquidação): começo do ano, entrada de novas coleções, datas comemorativas, Black Friday, etc.
Para fazer uma promoção de sucesso, é importante ter um mínimo de planejamento, conforme os pontos a seguir. Conheça os agora e comece a estruturar sua promoção.
Como fazer promoção de vendas:
Determine o objetivo
Ter um objetivo para a promoção de vendas é essencial. Como o próprio nome diz, a estratégia é trabalhar com as vendas, mas o motivo disso pode ser variado:
• Girar estoque; • Impulsionar o lucro; • Fidelizar clientes; • Lançar um produto, entre outros.
Comece determinando o objetivo da promoção para conseguir acertar na precificação e nos descontos que serão cedidos. Toda a comunicação sobre a sua promoção de vendas também é baseada nesse objetivo. O próximo item também ajuda nessas etapas.
Conheça o público
Seu negócio deve ter um público-alvo bem definido. Se você ainda não o conhece, é hora de puxar um histórico de clientes e definir um perfil médio considerando gênero, idade, renda, hobbies, profissão, o que sempre compra, o que compra apenas em ocasiões especiais, o que nunca compra, etc.
Conhecer o público da promoção de vendas ajuda a direcionar melhor sua divulgação e dá uma orientação sobre quais produtos ofertar. Esse, aliás, é o próximo ponto de planejamento da promoção.
Estude bem os produtos
Se um produto está encalhado no estoque, gastando dinheiro pelo armazenamento e ocupando espaço de novidades para seu negócio, ele precisa ser ofertado. Por outro lado, se algum outro item é vendido todos os dias, pense bem se vale a pena abaixar seu preço durante a promoção de vendas.
Conheça bem seus produtos, junto ao seu objetivo e ao perfil do seu público, para promocionar aquilo que realmente trará lucro e outros benefícios para sua empresa.
Dê recompensas
Nem sempre só as “ofertas imperdíveis” são eficazes para atrair o público até sua loja. Dar algo em troca, uma recompensa, é um outro motivador. As recompensas em formato de brindes, por exemplo, é um atrativo que também trabalha a fidelização de clientes.
Você pode combinar estratégias e convidar o público através de uma lista de contatos, prometendo a entrega de um brinde nas compras em determinado valor. A recompensa pode também ser um cupom de desconto para outra compra.
Brindes são sempre bem-vindos, desde que bem planejados (novamente de acordo com seu público) e úteis. Nunca esqueça de aplicar sua marca!
Fazer promoção de vendas é simples, desde que se tenha uma boa organização e planejamento sobre todos pontos envolvidos. Criatividade e inovação são essenciais para se destacar e ter sucesso. Para se aprofundar neste tema, saiba também quando fazer brindes promocionais para sua empresa.
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