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O que é endomarketing?

Já há algum tempo muitas empresas, independente de tamanho, sentiram a necessidade de se comunicar com seu público interno: funcionários, diretorias, colabores e, em alguns casos, fornecedores.

Para atender essa demanda, RH e outros setores foram envolvidos na missão de criar canais de contato dentro das empresas, mas nada foi novidade, seguindo conceitos anteriores de comunicação e marketing.

O endomarketing, ou marketing interno, é uma das adaptações que empresas fizeram para incluir em sua comunicação corporativa. Ele difere das ações mais comuns por usar a linguagem específica do marketing e buscar objetivos específicos, descritos nos próximos tópicos.

Entenda agora o que é endomarketing e seus benefícios dentro de uma empresa.

O que é endomarketing?

Resumidamente, endomarketing é uma estratégia de comunicação corporativa que usa técnicas do marketing tradicional para o cliente interno, os funcionários. Ao invés de vender um produto ou serviço, como é o convencional, o marketing interno (ou ainda marketing institucional) trabalha com ideias, principalmente a de “vestir a camisa” da empresa.

Grandes empresas costumam montar setores específicos para sua comunicação, que pode contar com publicitários, jornalistas, especialistas em marketing ou em administração, mas um número maior de empresas pode trabalhar o endomarketing a partir de consultoria ou agências terceirizadas.

O marketing interno trabalha, principalmente, para fixar políticas e valores da empresa, promovendo campanhas, pesquisas internas, palestras, distribuição de brindes, eventos, treinamentos, usando as ferramentas da comunicação interna para aumentar seu alcance. Uma das ideias dentro dessa estratégia é que os clientes internos façam a divulgação da empresa para os externos.

Exemplos comuns de organização por parte das equipes de endomarketing são campanhas de segurança do trabalho ou ações beneficentes, como campanha do agasalho ou de doação de sangue.

Também é utilizado para apresentar produtos novos e familiarizar os funcionários a novidades na empresa. Todas suas ações devem estar alinhadas junto a uma diretoria, garantindo a origem e a veracidade da informação.

Por que usar endomarketing?

Como apresentado no tópico anterior, o objetivo maior do endomarketing é o “vestir a camisa” da empresa. Para isso são utilizados diferentes métodos para engajar o público interno, entre os já citados e possíveis novidades no mercado, a exemplo das redes sociais corporativas.

A ideia de melhorar o relacionamento com o público interno é o objetivo geral das estratégias de marketing interno. Os benefícios de aplicá-lo dentro de uma empresa são:

  1. Aumento da motivação das equipes;

  2. Aumento na produtividade;

  3. Redução de erros e crises;

  4. Melhora do clima organizacional;

  5. Redução nas demissões e faltas;

  6. Formação de equipes mais alinhadas;

  7. Aumento da lealdade à empresa;

  8. Divulgação dos funcionários para o público externo;

  9. Destaque entre a concorrência.

Campanhas de endomarketing devem atingir todos setores, além de ter relação com a realidade da companhia. Estratégias sem pesquisa e planejamento podem facilmente ser derrubadas ou não terem nenhuma aderência, o que representa um desperdício de tempo e dinheiro.

De todas as formas, tais campanhas devem oferecer algo em troca para os colaboradores, pensando em brindes, incentivos em pagamento e outros bônus, viagens corporativas, parceria para descontos em outras empresas, etc.

O endomarketing é uma técnica que pode trazer diversos benefícios para sua empresa, mas este conceito ainda é bastante confundido com outro: a comunicação interna.

Apesar de ambos serem importantes, cada um desempenha um papel diferente dentro da empresa. Quer saber quais são elas? Veja mais no nosso texto Comunicação interna X Endomarketing: entenda a diferença.

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