• gestao868

O que é lembrança da marca?

Quando você quer comer um fast food, de qual marca se lembra primeiro? E quando resolve tomar um refrigerante? Quais marcas vêm a sua mente quando você pensa em comprar um eletrodoméstico?

Se você resolve comprar uma sandália de dedo, qual o nome que vem à sua mente? Aquela que não deforma, não tem cheiro e não soltam as tiras? Ou será aquela que não pode faltar em nenhuma ocasião, que anda nos pezinhos das descoladas?

O exemplo das Havaianas é perfeito para trabalharmos esse conceito de lembrança da marca e branding.

Lembrança da marca é um conceito bem simples que se materializa sempre que você responde às perguntas do primeiro parágrafo. Ela é algo da sua marca que está guardado na mente do seu consumidor e é produto de todas as estratégias que você utilizou para estar lá.

Ou alguém tem dúvida de que a posição da Coca-Cola como eterno top of mind (primeira a ser lembrada) é decorrente de algo mais do que apenas a qualidade do produto? Mais perto da verdade está quem atribui tudo isso ao fato de ser a empresa que, historicamente, mais investe em publicidade no mundo.

Já o branding está mais ligado à questão qualitativa. É tudo que você faz para que sua marca tenha prestígio perante um público determinado, que esteja disposto a pagar mais pelos seus produtos devido a essa relação de admiração e identificação.

Tudo isso se constrói com um passo por vez, como veremos mais à frente.

Vamos conferir?

Identidade visual

O que é identidade visual?

A identidade visual é parte da identidade da marca.

Sua logomarca, as cores utilizadas, o padrão de design e o conceito presente em todas as suas mídias, incluindo vitrines, site, catálogos, tudo isso é a sua identidade visual.

Ela é parte da integridade da sua marca e tem que estar presente em tudo, do site às embalagens dos produtos que oferece, da decoração das lojas à forma de se vestir dos funcionários.

Por que é preciso que haja uma identidade e uma conectividade entre essas diversas variáveis em que há interação do público com a marca?

Porque é esse padrão de comunicação visual que irá ficar na mente do consumidor e fazer com que ele distinga sua marca das demais.

Posicionamento e proposta de valor

O que é posicionamento?

Posicionamento é o que sua empresa deseja ser na visão do público a quem toda sua comunicação deseja impressionar.

O branding é a construção desse posicionamento na mente do consumidor.

É a partir do posicionamento que a sua empresa vai construir a sua proposta de valor. Quais são os produtos que serão produzidos e entregues, em que ambiente eles serão entregues, como eles serão comunicados, qual preço eles custarão e quais os valores intangíveis serão agregados à marca e aos produtos através da comunicação?

A proposta de valor, em resumo, é o que você entregará ao cliente, incluindo os valores tangíveis e intangíveis, que são os valores mentais, que podem ter mais peso até mesmo que os valores tangíveis.

Presença entre clientes e parceiros

Ora, mas se é de lembrança da marca que estávamos falando, logo não podemos esquecer de algo essencial, que é o dia a dia, não só para que a lembrança exista, mas para que seja positiva.

Para isso, existe algo chamado experiência. É preciso que a experiência que você entrega aos seus clientes fale muito sobre o que você prometeu, até porque, se tudo foi feito corretamente, essa experiência foi produzida para ele com base no conhecimento que você construiu através das pesquisas de consumidor e de cliente.

Outro ponto importante está em conquistar espaços na mente do seu cliente através do mais simples contato com a sua marca. Estamos falando do respeito à identidade visual nos cartões de visita, materiais de escritório da empresa.

Estamos falando na utilização de brindes promocionais que sejam úteis e façam parte da rotina, como chaveiros e objetos decorativos.

Estamos falando, ainda, de participação em eventos que sejam relevantes, principalmente onde a concorrência estiver presente: feiras, simpósios e etc.. É assim que você irá conseguir se fazer presente para seus clientes, colaboradores e parceiros.

Agora que você já sabe o que é lembrança da marca e como trabalhar para conquistá-la, que tal conhecer também 4 dicas de brindes para encantar seus clientes.

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