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O que é valor percebido e como aumentá-lo?

Você certamente reúne alguma experiência de vida e deve ter percebido ao longo da caminhada como as pessoas reagem de formas diferentes aos mais diferentes estímulos.

Da mesma forma, uma mesma personalidade é capaz de desencadear em pessoas diferentes uma série de visões e opiniões que podem chegar aos extremos, como: “péssimo ou maravilhoso”.

É que o que tem muito valor para alguns pode não ter valor nenhum para outros. Alguns pagariam uma fortuna para passar alguns dias numa estação de esqui. Outras, não iriam nem de graça.

Isso acontece porque as pessoas possuem visões, valores, expectativas e preferências as mais diversas. É por isso que as empresas falam tanto em gerar valor para o seu cliente. Para isso, é preciso conhecê-lo.

Nesse artigo, vamos entender o que é e como aumentar o valor percebido da sua marca. Vamos continuar?

O que é valor percebido pelo cliente?

O valor percebido é uma das principais variáveis que determina a compra.

Sabe quando você diz que o produto “x” não vale isso e pagaria até o dobro pelo produto “y”? Isso é o valor percebido. Não tem relação com a sua capacidade financeira para adquirir o produto. Tem no valor que você reconhece nele.

O preço é o valor que a empresa percebe no produto. O valor percebido está na mente do consumidor. A importância da formação de preço está em obter o maior valor para a empresa considerando o valor percebido pelo consumidor.

No caso do produto “y”, se você pagaria até o dobro por ele, isso significa que a empresa não precificou o mesmo corretamente.

Vamos entender isso melhor?

Como é construído o valor percebido?

Podemos reparar que o valor percebido pelo cliente é o melhor indicador de preço para o nosso produto e não a margem de lucro.

Se é assim, o grande desafio das empresas é aumentar o valor percebido de seus produtos na mente do consumidor, correto?

Sim, mas como fazer isso?

Não existe uma única forma de fazer isso, mas combinar alguns atributos físicos e mentais é o caminho.

Se a sua empresa é focada em inovação, quer dizer que ela busca encontrar soluções melhores para os problemas do seu cliente. Se você consegue entregar soluções melhores, certamente estará aumentando o valor percebido na mente desse público.

Por outro lado, é preciso comunicar adequadamente esse posicionamento dos produtos e da marca. Para isso, é preciso haver qualidade na comunicação, o que significa investir em identidade visual, design e integridade na comunicação escrita e verbal, que deve revelar um estilo e uma personalidade, que, por sua vez, deve refletir o estilo e a personalidade do público que você quer transformar em cliente.

Se unir isso a produtos de qualidade, com excelente mix de marketing, proporcionando experiências excelentes aos consumidores, você irá aumentar o valor percebido de sua marca, valorizando seus produtos na mente do consumidor.

Como aumentar o valor percebido?

Agora que já compreendemos o que é valor percebido e o que fazer estruturalmente, vamos trabalhar sobre algumas ações e condutas que servirão para aumentar esse valor.

– Personalize a comunicação da sua empresa

O que é personalizar comunicação? Personalizar a comunicação é fazer com que a pessoa perceba que o que você está dizendo é para ela, quase como se fosse uma mensagem exclusiva.

Isso, efetivamente, só é possível na medida em que você consiga construir um sólido conhecimento desse indivíduo. Porém, falar em criar mensagem exclusiva, na prática, é uma utopia. O que sua empresa precisa fazer é segmentar sua base de prospects e clientes.

Só é possível segmentar conhecendo. Para conhecer alguém, é preciso fazer perguntas. Então, aprenda com o seu cliente em cada interação, principalmente nas mídias sociais, onde a comunicação é de mão dupla.

– Potencialize a experiência do cliente

Parece que já falamos sobre isso, mas não custa reiterar. Tenha em mente que tudo em marketing converge para um mesmo ponto: a experiência do cliente.

Cada interação com a sua marca pode servir para aumentar o valor percebido ou afastar o consumidor. Tudo vai depender da experiência que você vai oferecer, sempre levando em conta que o que seria uma experiência inesquecível para uns, pode ser irrelevante ou até entediante para outros.

Por isso, para construir a experiência do cliente, conheça-o.

– Valorize a qualidade dos seus produtos

É quase redundante falar sobre isso, mas não custa reafirmar que de nada adianta ter um baita trabalho de convencimento do consumidor e o produto não ser capaz de atender às suas expectativas. Em outras palavras, ele vai comprar só uma vez.

Não esqueça que o produto é o ápice da experiência. Um bom produto, que atenda às expectativas, pode até fazer com que o consumidor releve outras falhas.

– Invista na divulgação da sua marca

O que é divulgar a marca?

Divulgar a marca é fazer com que ela esteja sempre presente na vida do consumidor. Ela é muito importante na decisão de compra, por isso é preciso colocá-la em evidência, disseminando na mente das pessoas os seus valores.

Algumas formas de fazer isso são:

  1. Merchandising – Campanhas no ponto de venda

  2. Patrocínio – Aliar a marca a causas, pessoas ou instituições que reflitam os valores da marca

  3. Campanha de brindes – Os brindes personalizados são uma forma sutil de colocar a marca no dia a dia do cliente, principalmente se forem escolhidos de acordo com o estilo de vida do seu cliente, o que abre a possibilidade da marca praticamente se incorporar à sua rotina.

Oferecer brindes também traz diversas outras vantagens para a sua marca, como a fidelização de clientes. Que tal conhecer mais sobre por que fidelizar clientes com brindes?

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