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4 passos para uma boa campanha de endomarketing

Endomarketing, resumidamente, é o conjunto de estratégias de marketing para o cliente interno: funcionários, parceiros e até fornecedores de uma empresa. Por isso, também é chamado de marketing interno.

Sempre com o objetivo de engajar o público e motivá-los a conhecer e participar dentro da empresa, o endomarketing pode usar eventos corporativos, palestras, canais de comunicação interna e outras ações.

Uma campanha de endomarketing bem feita traz bons resultados na produtividade dos funcionários e na melhora do clima organizacional, além de outros benefícios que podem, inclusive, serem externos à empresa.

Veja, nos próximos tópicos, 4 passos para considerar antes de fazer uma campanha de endomarketing.

Pesquisa e planejamento

Este é o primeiro e mais importante passo. Uma campanha começa com uma pesquisa de clima organizacional, levantando se o público tem alguma necessidade específica (ergonomia ou falta de integração, por exemplo) ou a companhia quer divulgar ou implantar alguma novidade.

São definidos, então, o objetivo da campanha e as metas para atingi-lo, além de um cronograma para as ações, um orçamento e os setores que estarão envolvidos. Esse planejamento já serve como um guia ou regulamento das ações, principalmente se a intenção for promover algum concurso, definindo ainda quais serão as necessidades da campanha: criar peças de comunicação, encomendar brindes, oferecer cursos, etc.

Treinamentos e palestras

Com o planejamento, é possível definir se a campanha de endomarketing vai se beneficiar de treinamentos ou outro tipo de evento. Palestras motivacionais, por exemplo, são uma ótima estratégia para estimular equipes e promover uma melhora no ambiente e também no desempenho individual.

Treinamentos e cursos são interessantes quando a empresa precisa implantar um novo sistema ou tecnologia para diferentes setores. Também podem ser utilizados nas campanhas voltadas a saúde e segurança do trabalho, como o treinamento de combate a incêndios.

É importante que essas ações caibam dentro do orçamento estimado no planejamento, atendendo ao objetivo da campanha e com conteúdo significativo para os funcionários.

Programas de incentivo e motivação

Esses tipos de ação também dependem do objetivo da campanha. Os programas de incentivo, como o nome sugere, servem para engajar o público, muitas vezes oferecendo algo em troca, como os brindes personalizados e outros benefícios, como bonificações e vales.

Um exemplo disso é, ainda no exemplo de uma campanha para promover ergonomia, a distribuição bolinhas anti estresse para os colaboradores que assistem a uma palestra e organizam seu posto de trabalho de forma correta.

Oferecer benefícios ajuda a aumentar a motivação e a participação das equipes. Se forem usados em uma ação, é importante detalhar as “regras” para a troca de forma transparente para os funcionários.

Avaliação dos resultados

Toda campanha de endomarketing chega ao fim, mas não basta encerrar as estratégias e toca o barco. Os resultados da campanha devem ser medidos e, sempre que possível, divulgados.

Em uma campanha do agasalho, por exemplo, alguns números interessantes são: números da arrecadação, quantas pessoas doaram agasalhos, qual setor foi mais engajado, quem foi o “recordista” de participação, quantas pessoas foram beneficiadas pela ação, etc.

Tais resultados podem ser divulgados em meios de comunicação interna, como intranet e murais, para gerar mais “conversa” sobre a campanha, gerando uma expectativa para a próxima.

Não esqueça de oferecer algo em troca para todos envolvidos, a exemplo dos brindes apresentados anteriormente. Quer fazer um orçamento para sua ação com brindes personalizados? Entre em contato com nossa equipe!

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