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Público interno vs. público externo: como sua empresa deve falar com cada um



Quem faz a gestão da comunicação de uma empresa, sendo especialista ou um entusiasta, precisa se atentar aos públicos-alvo desta comunicação. Podemos resumir todas as pessoas com quem sua empresa deve conversar em dois grupos: público interno e público externo. 

Como é de se esperar, um comunicado interno sobre mudanças na diretoria da empresa não tem tanta importância para os clientes, da mesma forma que uma promoção de vendas é muito mais interessante para quem vai comprar, e não para os funcionários da linha de produção. Ter consciência de que existem estes dois perfis diferentes de público com quem a empresa deve se comunicar é o caminho para fazer ações e peças com melhor direcionamento e, também, melhores resultados.

Nos próximos tópicos, detalharemos os melhores canais e formatos para passar uma mensagem e também manter um bom relacionamento com cada tipo de público.

Como comunicar com o público externo

Bem, com este público geralmente temos mais noção de como conversar justamente por ser o alvo principal de ações de marketing, publicidade e relações públicas. Mas, apesar de ser claro que aqui estão os consumidores da sua marca, o público externo também tem suas camadas variáveis, a exemplo das comunidades nos arredores da empresa, outras empresas parceiras, as instituições governamentais e afins. 

Também já faz um bom tempo em que uma empresa simplesmente despejando informação sobre o público deixou de ser eficiente. A comunicação, idealmente, deve ser feita de forma transparente e justa, dando espaço também para o relacionamento.

Graças às redes sociais, canais importantes para alcançar o público externo, também é necessário tratar a comunicação como um caminho de duas vias. A empresa fala e passa sua mensagem, e da mesma forma os clientes e outras partes externas a companhia também o fazem.

Os melhores canais para alcançar seu público externo são, além das redes sociais, um site completo, a publicidade tradicional e a digital, os eventos, as notícias e entrevistas através de ações da assessoria de imprensa e do time de relações públicas, etc.  

Como comunicar com o público interno

Aqui estão os funcionários da empresa, e também fornecedores, filiais e franquias. Mesmo ao falar em funcionários, é interessante dividir por operações, gerentes, analistas, coordenadores, compradores e demais setores estratégicos da empresa. Falar com todos esses públicos é importante para manter a cultura em dia e o clima organizacional equilibrado.

Uma empresa que toma decisões e faz alterações sem transparência e sem informar os principais afetados vai, pouco a pouco, criando um ambiente ruim para trabalhar, desmotivador. Além de se comunicar com o público interno, é importante ter canais diretos para dúvidas, críticas e sugestões que podem surgir. Além dessa recepção, a reação aos comentários é essencial.

Os melhores canais para alcançar este público são a intranet e o e-mail corporativo, os murais e os comunicados. Eventos corporativos, palestras e treinamentos também são bons caminhos para abranger mais pessoas.

Agora que você conhece as diferenças entre público interno e público externo, aproveite para conhecer o marketing de relacionamento e como aplicá-lo na sua empresa.



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