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Brindes: qual a diferença entre customizar e personalizar?

O brinde é uma ferramenta relevante utilizada por empresas para atrair e conquistar clientes, valorizar o relacionamento com colaboradores, parceiros e fornecedores, buscando agradar a quem os recebe e, ao mesmo tempo, criar uma lembrança da marca.

Aspectos como a qualidade do material de fabricação e formato de brindes, auxiliam na  inovação do produto que deve ser somada à sua funcionalidade. Isso significa que um brinde deve ser pensado para o público que ele deseja atingir.

Um produto útil para o cliente, ou seja, aquele que está presente em diferentes momentos do seu dia a dia, fará lembrar sempre da marca, fixando uma ideia positiva sobre os valores da empresa.

Por isso, criar uma conexão do brinde com a área de atuação da sua empresa é indispensável. Usar da customização ou personalização nos brindes oferece laços afetivos com seu público.

Conheça a diferença entre customizar e personalizar e saiba em quais situações e quais tipos de brindes oferecer. Veja só!

Qual a diferença entre customizar e personalizar brindes?

A distribuição de brindes para sua clientela é considerada uma ótima maneira de atração e fidelização do público, através da promoção da marca. Além do sentimento de reconhecimento e valorização, os brindes são lembranças da sua marca que o cliente leva para casa.

Por esse motivo, produtos úteis, decorativos ou colecionáveis, com materiais de boa qualidade e duráveis, são sempre a melhor escolha. Dentre as possibilidades de confeccionar seus brindes, fazendo com que ele tenha a cara da empresa, existe a personalização e a customização.

Quando você personaliza algo, você oferece um toque pessoal e único a algum objeto. Esse toque pessoal fica por conta da sua marca e a intenção de divulgá-la: estampar camisetas como logotipo  da empresa ou evento, canetas com a serigrafia do nome da marca, canecas com endereço e telefone do seu negócio. Vale lembrar que esses tipos de brindes podem ser pré-fabricados, com seus formatos e materiais já estabelecidos.

Isso tem revolucionado o mercado do marketing empresarial, e também o setor de personalização de brindes. Esse segmento se encontra entre os 50 mais promissores para encarar e investir. Algo que chama bastante atenção é o fato dos brindes personalizados term custo benefício maior dentro dessas estratégias.

Do outro lado está a customização. Quando você opta por ela, você cria algo inédito, levando em consideração aquilo que seu cliente deseja: criar brindes com formatos inéditos, como miniaturas, que tragam consigo a identidade de seus clientes. Oferecer brindes customizados aos seus clientes, colaboradores e parceiros em geral é uma ferramenta de extrema eficácia, reforçando a importância e o relacionamento com o público alvo interno e externo.

Independente de personalizar ou customizar os brindes, o importante é tornar seu negócio marcante, além de fidelizar seus clientes. Quando você oferece um objeto personalizado você cria um elo entre a identidade do público e a identidade da marca. Ou seja, tudo se torna um só. Se identificar com uma marca irá trazer satisfação pessoal e segurança.

Customização ou Personalização: qual é o melhor?

Difícil determinar qual dos modelos é melhor, já que cada um terá uma serventia para propósitos diferentes, além de suas particularidades. A personalização é confeccionada de maneira mais rápida, porém pode deixar a desejar no quesito inovação.

A customização, por outro lado, além de agregar valor à sua marca, faz de seu brinde uma peça única, com a “cara” da sua empresa. O preço um pouco mais alto e o maior tempo de produção podem ser fatores. Antes de escolher qual opção é melhor, leve em consideração alguns fatores que influenciam diretamente na percepção dos seus clientes sobre a sua marca.

Como escolher os melhores brindes

A escolha do brinde não tem mistério, seja ele customizado ou personalizado. Porém, é necessário realizar um levantamento dos objetivos e do público a que será destinado o brinde. Ações promocionais e de relacionamento necessitam que você sobre o perfil desse público, quais são seus hábitos de consumo e interesses, faixa etária entre outras informações que possam ser relevantes para que você conheça um pouco mais sobre como agradar seu público.

Para garantir que seu brinde tenha qualidade, seja atrativo, inovador e cumpra seus objetivos, é importante definir os materiais e acabamentos com melhor custo benefício. Customização e personalização oferecem diversas possibilidades para criar um produto que atenda suas necessidades.

Os tipos de gravação como à laser, hot stamp (baixo relevo) e resinada servem para imprimir nomes e logotipos em diferente tipos de materiais como metal e acrílico. Os recortes especiais permitem criar diferentes formatos tridimensionais, como miniaturas personalizadas. Quando for necessário e conveniente, crie embalagens personalizadas que para valorizar ainda mais seus brindes.

Escolher o fornecedor para brindes também é uma tarefa importante, afinal, é necessário contar com variedade de opções, prazos de entrega e custos acessíveis de acordo com o seu orçamento. Além disso, um bom fornecedor preza pelo atendimento que direcione às suas necessidades ao melhor tipo de brinde.

Mais à frente, apresentaremos algumas dessas sugestões para que você conheça um pouco mais sobre quais brindes oferecer.

Quando oferecer brindes?

Além do público alvo, é preciso determinar qual é será a ocasião em que você oferecerá os brindes. A sazonalidade de ofertas e promoções, eventos, datas comemorativas e outras ações vão determinar na escolha do brinde ideal para seu objetivo com o seu público. Saiba em quais momentos você pode oferecer brindes para fazer a sua marca ser lembrada.

Promoções e ofertas

Brindes promocionais fazem bastante sucesso entre clientes, pois despertam desejo e ajudam a estimular vendas. Quando há necessidade de renovar o estoque, lançar uma nova linha de produtos ou atrair e fidelizar clientes, a estratégia de criar brindes personalizados ou customizados é muito bem vinda.

Programas de fidelidade onde o cliente atinge pontos o recebe brindes de acordo com valores de compras estimulam o retorno às compras. Em lançamentos de produtos, amostras grátis e embalagens personalizadas, fazem bastante sucesso e são atrativos.

Na hora de escolher brindes para promoções e ofertas, além da criatividade, vale à pena buscar opções que tenham um custo benefício compatível com a sua estratégia.

Eventos corporativos

Se você tem uma empresa, brindes para eventos são essenciais quando o assunto é tornar uma empresa memorável. Dentre os itens nos check lists de organizadores, é essencial que eles estejam presentes, pois assim como a infraestrutura e divulgação, os brindes também contribuem para a percepção dos participantes e convidados.

Eventos corporativos como feiras, congressos, reuniões, encontros e premiações servem para gerar valor a marca da sua empresa. Sendo assim, é importante entender quais são as necessidades para cada tipo de evento. A utilidade e durabilidade desses brindes é essencial para que eles estejam presentes na rotina do escritório, por exemplo.

Ações de relacionamento e marketing

As ações de marketing relacionamento com o público interno e externo de sua empresa são fundamentais para o fortalecimento da marca diante clientes, colaboradores e parceiros.

Para o público interno, por exemplo, ações de endomarketing servem para influenciar na motivação e produtividade de colaboradores e parceiros do seu negócio. Oferecer brindes em datas comemorativas e premiações por alcance metas é uma maneira de incentivar e presentear esse público.

As ações de marketing voltadas para o público feminino merecem atenção especial com relação ao tipo de material e utilidade, e uma opção versátil para esse público são os chaveiros personalizados.

Opções de personalização e customização

Independente cada público e momento, você já entendeu que é necessário agregar valor a marca da sua empresa. Para isso, algumas técnicas de gravação ajudam tornar seu brinde exclusivo e a cara da sua marca. Saiba como são feitas algumas delas, a seguir.

Gravação a laser

Versátil, a gravação a laser pode ser aplicada em materiais como acrílico, metais, papel, vidro e conferem um acabamento de alta qualidade para brindes, pois utiliza feixes de luz (o laser) de alta precisão para criar o baixo relevo na superfície. Através dessa técnica, é possível gravar logotipos, nomes e até mesmo datas em placas, chaveiros e outras peças.

Hot stamp

O processo de hot stamping gravação em baixo relevo para conferir efeito metálico através de uma fita que fica impressa na superfície do brinde, através do  Esse tipo de impressão confere detalhes atraentes ao brinde e pode ser aplicado em materiais como madeira, couro, sintético e acrílico.

Recortes especiais

Uma forma de customização muito comum, são brindes com recortes especiais feitos à laser ou fundição, por exemplo. Com esse tipo de técnica, é possível criar diferentes formatos de brindes, de acordo com a estratégia da empresa, utilizando como base o logo da marca ou miniaturas em 3D, por exemplo. Mesmo com um custo maior, devido o grau de customização, é uma excelente oportunidade para colocar em prática a criatividade e tornar o brinde exclusivo.

Etiqueta resinada

Utilizada para finalizar brindes, as etiquetas resinadas servem para recobrir superfícies como gravadas ou impressas e conferir acabamento personalizado a brindes, com efeito brilhante e em alto relevo, conhecido como “olho de peixe”.

Existe ainda possibilidade aplicação de resina rígida para aspecto vitrificado e deve ser aplicada em brindes sem vincos ou que não seja dobráveis, como chaveiros metálicos,  para que não quebre. Já a resina flexível, como o próprio nome já diz, tem aspecto maleável, confere brilho à superfície e pode ser aplicada em chaveiros de couro ou lona, bolsas e afins.

Tampografia

Utilizada para impressão indireta em superfícies de formato cilíndrico, com curvaturas ou planas, sendo regulares ou irregulares. A tampografia pode ser aplicada na personalização de canecas, potes de vidro, canetas e outros tipos de brindes onde a tinta é transferida através de um “clichê”,  uma espécie de carimbo de silicone, pressionado sobre a sobre a peça.

Impressão digital

Esse tipo de gravação utiliza arquivos enviados para uma copiadora digital e a impressão digital pode ser aplicada em superfícies de brindes fabricados em acrílico, madeira e papelão e tecido. Esse tipo de impressão possui alta qualidade no resultado final de logos e artes dos mais variados tipos, fornecendo liberdade para criação de brindes diferenciados . Por ser uma técnica cada vez mais popular, o custo tem se tornado cada vez menor.

Banhos metálicos

Além de conferir valor estético ao brinde com diferentes tonalidades, o banho metálico é utilizado para recobrir e aumentar a resistência de superfícies metálicas à deterioração. Esse tipo de revestimento é utilizado para acabamentos de brindes como pingentes, bottons, broches, medalhas e possibilita cores como dourado, ônix, ouro light, ouro velho e níquel.

Ideias de Brindes para personalizar e Customizar

Se você ainda tem dúvidas sobre quais brindes escolher, selecionamos algumas sugestões de acordo com diferente ocasiões, públicos e formatos, pensando sempre no melhor custo benefício para as estratégias de marketing e relacionamento da sua empresa. Confira!

Brindes corporativos

Como sugestões de brindes para executivos, itens mais clássicos e com foco na praticidade e utilidade como pastas e mochilas para notebooks, chaveiros personalizados, kits de escritório, canetas executivas, carregadores portáteis dentre outros.

Trata-se de uma forma de reconhecimento sobre o empenho do colaborador ou mesmo retribuição de parcerias no mercado.

Brindes para eventos

Com objetivo de atrair e incentivar a participação do público, os brindes para eventos são também essenciais como estratégia de marketing da sua empresa, já que reforçam a lembrança sobre a sua marca. Isso, claro, vai depender da estratégia da sua marca.

Seguindo algumas tendências os brindes tecnológicos como pen drives, carregadores portáteis e pop socket (suporte para dedo) utilizado em celulares fazem muito sucesso.

Brindes customizados, como chaveiros, abridores de garrafa, miniaturas personalizadas e placas e medalhas de homenagem também encantam o público e dão um toque de exclusividade.

Brinde para Clientes

A variedade é enorme, e a dica aqui é escolher brindes que não ocupem muito espaço no estoque e, ao mesmo tempo, tenham um custo benefício acessível para sua empresa ou loja.

Chaveiros, pins e bótons são pequenos, dependendo do tipo de personalização e material escolhido podem ser um opção viável. Alguns itens de papelaria como agendas e calendários, além de porta cartões, canetas e imãs de geladeira também são opções para encantar clientes.

Concessionárias e lojas de peças de automóveis, como exemplo de brinde customizado, podem oferecer miniaturas de peças e carros para seus clientes.

Conclusão

Viu só? O que não faltam são opções de brindes para personalizar e customizar.  Ao oferecer brindes ao seu público, independente do porte da sua empresa,  o mais importante é utilizar a criatividade e grande variedade de opções disponíveis no mercado para conquistar o melhor custo benefício para a lembrança da sua marca.

Contar com um fornecedor com experiência e responsabilidade em todo processo de criação do seu brinde, é uma das formas de garantir que o resultado final supere suas expectativas e possa encantar o seu cliente.

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