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Eventos corporativos: quando explorar essa ação?



Sendo uma ação de marketing e comunicação, os eventos corporativos são grandes elementos de um plano para atingir os públicos interno e externo. Existem diversos tipos de eventos corporativos, variando com objetivos, atividades, tamanho, público-alvo, ideias da empresa, parceria com outras companhias e outros pontos diversos.

Mas, como você deve imaginar, fazer um evento não é um trabalho simples. Para além da dedicação na preparação, produção e até pós evento, são necessários investimentos para locação de espaço, produção de peças gráficas e brindes, contratação de equipe ou palestrantes, divulgação do evento, etc.

Apesar do trabalho, os resultados compensam a organização e investimento. Eventos sejam de grande, médio ou pequeno porte, que exigem dedicação e disciplina das equipes envolvidas, e justamente por isso é interessante avaliar bem quais são os momentos certos de explorar essa estratégia.

Nos próximos tópicos, veja algumas sugestões sobre quando explorar os eventos corporativos.

Eventos de lançamento

Quando sua empresa tiver um novo produto ou serviço para lançar, sempre considere a viabilidade de um evento. Como exemplo, pense em como as empresas de tecnologias e jogos sempre se reúnem em grandes eventos para anunciar seus lançamentos com palestras, convidados especiais e, possivelmente, até um debate para contextualizar melhor o que motivou o desenvolvimento de uma nova solução.

Pode ser o caso de reunir empresas parceiras para organizar um evento do setor e aproveitar para apresentar todas novidades de uma vez, o que pode ser mais econômico. Esses eventos devem contar com a participação de todos públicos interessados e também da imprensa.

Treinamentos internos

Este é um tipo de evento focado no público interno, ou seja, colaboradores, gerências e afins. Os treinamentos são importantes para atualizar setores ou alinhar a empresa em torno de novas tecnologias e práticas, logo é interessante contar com um calendário que cubra todas áreas e times durante todo o ano.

Treinamentos maiores podem ser alocados dentro de eventos internos, como forma de uma estratégia de endomarketing. Esse tipo de evento deve ser bem trabalhado também no objetivo de aumentar o engajamento dos funcionários.

Congressos

São eventos corporativos maiores que combinam diversas atividades, entre workshops, treinamentos, palestras, demonstrações de produtos, debates e apresentação de artigos, abertos também para o público externo. Geralmente, são organizados em parceria com outras empresas do mesmo setor para distribuir melhor as despesas necessárias para um evento de sucesso.

Aqui, assim como em qualquer outro tipo de evento corporativo, é muito importante investir em conteúdos originais e de qualidade. Os brindes personalizados também são necessários para reforçar a mensagem da empresa e do evento.

Aniversário da empresa

Uma boa pedida de evento para o público interno. O evento de aniversário da empresa não precisa ser feito todos os anos, mas é muito bem-vindo em marcos significativos como 5, 10, 30, 50, 100 anos e outras tantas possibilidades. É um evento corporativo e comemorativo, geralmente com premiações para funcionários, sorteios, palestras de diretores e fundadores, avaliação de resultados e projeção para os próximos anos.

Os brindes personalizados aqui podem ser mais divertidos, como verdadeiros presentes, além dos modelos de lembrancinha importantes para marcar a data e a celebração. Em todo tipo de evento corporativo, é importante contar com bons fornecedores já no momento de planejamento e solicitação de orçamento. Aproveite para considerar o que deve ser avaliado ao contratar uma empresa de brindes corporativos.



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