Seja na produção de peças industriais ou produtos de uma empresa, ou então na criação de brindes personalizados, a gravação a laser está disponível e acessível para as mais diversas necessidades de aplicação. A partir do uso de uma máquina própria para fazer esse tipo de gravação, é possível obter diferentes efeitos, texturas e recortes para peças em materiais variados.
Essa técnica de personalização garante um bom acabamento, com aspecto profissional e duradouro. O que muitas pessoas podem pensar, erroneamente, é que essa opção é cara e não é fácil de ser encontrada. Os bons fornecedores de peças ou brindes em metal disponibilizam a gravação a laser de acordo com o projeto e objetivos que você apresentar.
Continue lendo para conhecer um pouco mais sobre essa técnica de gravação e como ela pode ser aplicada.
O aparelho para gravação a laser
A máquina da gravação a laser é muito similar a uma impressora comum, com a diferença primordial de utilizar um feixe de laser na potência adequada para cortar ou gravar uma mensagem sobre a superfície desejada. O resultado da gravação com laser também depende do tempo de exposição do raio sobre a peça, podendo obter efeitos variados que falaremos no próximo tópico.
Também existem máquinas próprias para a gravação superficial plana e a gravação rotacionada, o que permite a aplicação do laser sobre materiais em formatos cilíndricos ou tridimensionais.
Para que serve?
A gravação a laser pode ser aplicada sobre materiais diversos, como a madeira, o acrílico, o vidro, alguns tipos de papel e no metal. Quem fornece esse serviço de personalização e aplicação de arte com o laser precisa conhecer as características de cada material e as configurações necessárias para obter um bom resultado.
O laser pode ser utilizado em diferentes intensidades para obter o efeito de coloração, de relevo (alto ou baixo) ou de corte. A gravação pode, então, personalizar brindes promocionais, produtos e até materiais de comunicação de uma empresa.
Como é feita a gravação a laser?
Também de forma similar a uma impressão comum, a marca ou arte desejada para a peça deve ser finalizada em um editor de imagem e enviada, com o uso de um programa próprio da máquina de gravação, para impressão. Isso abre uma série de configurações sobre o feixe de luz que será emitido de acordo com o resultado esperado.
Algumas máquinas movem a peça de acordo com a impressão, como acontece com as gravações rotacionadas. O laser é bem preciso, e o calor faz a evaporação do material de forma controlada. Pode ser aplicado um instrumento de remoção das sobras e impurezas do material, geralmente apenas uma corrente de ar focada.
Por que utilizar a gravação em brindes personalizados?
A gravação a laser, especificamente, obtém resultados muito precisos e bonitos. Esse elemento é essencial para dar a cara da sua empresa para os brindes promocionais ou especiais, entre outras situações em que a personalização é necessária. Sem a presença da identidade visual e/ou marca da empresa, os brindes não são tão efetivos junto aos objetivos de lembrança, relacionamento e divulgação.
São muitas opções de personalização de brindes, e a gravação a laser é uma delas. Confira também 10 ideias de brindes personalizados para se inspirar.
댓글