top of page
  • gestao868

Miniaturas personalizadas: conheça essa opção de brinde

As miniaturas personalizadas já entraram em muitas casas e marcaram diferentes pessoas, sendo uma ótima estratégia de brindes corporativos. Um exemplo que, apesar de antigo, é representativo do impacto das miniaturas foram os “mini craques” da Coca-Cola.

Especialmente para a Copa do Mundo de 1998, a empresa lançou miniaturas de 28 jogadores da Seleção Brasileira, formando uma coleção que os consumidores montavam trocando lacres e tampinhas pelos bonecos.

Muitas empresas se beneficiam desse tipo de troca para distribuir brindes, incluindo as miniaturas personalizadas. A verdade é que este formato de trocar “pontos” não é vantajoso para todos formatos de negócio, o que não significa que estes não possam se beneficiar com esse tipo de brinde.

O que inspira o colecionismo é, ainda no exemplo da Coca-Cola, a formação de um conjunto maior a partir de cada peça. Ao usar alguma pessoa ou objeto querido para as miniaturas, essa necessidade de juntar todos é ainda maior. Esse hábito já é antigo: estima-se que as primeiras miniaturas de automóveis apareceram a partir do século 19, paralelamente aos primeiros carros!

É importante investir em materiais de qualidade e uma boa arte para cada peça, também encontrando um “encaixe” com a empresa.

Conheça agora dois modelos possíveis para criar miniaturas personalizadas.

Toy Art

Toy art é traduzido como brinquedo de arte. A origem deste formato é recente, com seu conceito saindo da mente de uma artista plástico chinês em 1998. Toy arts só parecem com brinquedos, até porque em grande parte são criados por designers e artistas diversos, em coleções exclusivas e temáticas.

Normalmente são fabricados em vinil ou plástico, e não necessariamente são miniaturas. Um exemplo de toy art que é sensação de vendas são os Funko Pops, justamente por apelarem a fãs de cinema, música, games, animações e outros gêneros da cultura pop.

Justamente pelo material e a exclusividade de desenho, os toy arts são mais caros e nem sempre terão relação com o formato de uma empresa. São interessantes para reproduzir pessoas e personagens, instrumentos musicais, carros, etc. Uma adaptação que fez sucesso a partir do toy art são os paper toys, bonecos de papel tridimensionais, personalizados a partir de uma ilustração dentro de um guia que será impresso, recortado e montado.

Miniaturas em metal

Usar o metal para criar miniaturas personalizadas é uma boa opção, tanto em orçamento como em maior possibilidade de personalização. As miniaturas em metal podem representar personagens, em mini bustos ou corpo inteiro, carros, motos e aviões, prêmios (Oscar, Taça da Copa, etc.), móveis, prédios, pontos turísticos e muitos outros mais.

Além da variedade em formatos, é possível personalizar as peças com gravação, aplicação de resina ou adesivo, pintura ou banho específico, entre dourado, prata, bronze e outras cores metálicas.

Outro benefício do metal é que as miniaturas personalizadas assim ficam com uma cara mais profissional, sendo um bom brinde entre empresas ou para funcionários e parceiros.

É interessante fazer uma boa pesquisa do que pode ser transformado em miniatura personalizada e escolher um fornecedor experiente para a produção das peças, se atentando às possibilidades oferecidas quanto ao material e as opções de customização.

Quer conhecer exemplos de miniaturas que podem ser um excelente brinde para seus clientes e colaboradores? Veja no nosso site!

340 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page