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Por que distribuir brindes customizados?

Se queremos entender por que distribuir brindes customizados é uma boa política de marketing, precisamos, primeiramente, entender o que é customização. Sabe quando você chega no açougue do supermercado e pode optar por pedir 1kg ou três bifes de contrafilé já cortados? Certamente, esse cliente que comprou três bifes de contrafilé mora sozinho e não gosta de ficar com o congelador cheio de carne.

Ótimo, mas o que isso tem a ver com brinde?

Muito simples. Se você entrega brindes aos seus clientes porque acha uma atitude fofa, tudo bem, mas se você for capaz de segmentar seu público-alvo e sua base de clientes por critérios que os diferenciem, certamente você poderá entregar a eles brindes realmente marcantes.

Além disso, é essencial que esses brindes sejam úteis, que possam ser usados, se possível, no dia a dia. Um mouse pad, por exemplo não servirá de nada se o seu cliente não usa o desktop ou o mouse para o note. Vamos desenvolver um pouco mais o assunto para entendermos melhor por que distribuir brindes customizados é uma ótima política de marketing?

Atrai e fideliza clientes

Se você prestou atenção ao que foi dito no início deste artigo, já sabe que conhecer seu público-alvo é fundamental para que a política de brindes dê certo. A outra premissa é que esse brinde seja um artigo que possa ser usado pelo cliente, prolongando a experiência com a marca.

Não esquecer, também, de não expor sua marca a constrangimentos. Muita atenção à qualidade dos brindes oferecidos, pensando em funcionalidade, qualidade do material e durabilidade. Esses cuidados servirão para reforçar os laços com o cliente e a percepção de intimidade com a marca.

Acertar em cheio no brinde não é, no entanto, uma tarefa fácil e pode não ser tão barata assim. Além dos estudos para conhecer o cliente e segmentar a base, que demandam tempo e pessoas, você certamente terá que diversificar os brindes e, com isso, perder em escala.

Em compensação, a fidelidade é um ativo valiosíssimo e extremamente lucrativo, porque você terá um cliente fazendo propaganda gratuita de sua empresa e sendo muito mais lucrativo do que aquele consumidor que você ainda precisa atrair. Muito embora seja importante que seu marketing esteja atento à possibilidade de usar o brinde na fase de atração, como isca afetiva para aqueles clientes que você deseja muito conquistar.

Fortalece sua marca

Para você entender melhor vamos recorrer a alguns exemplos. Você já reparou que marcas como Coca-Cola, Calvin Klein e Bentley se tornaram maiores que o negócio que as originou? Elas são usadas por diferentes segmentos com o mesmo sucesso.

Não é preciso mais do que isso para nós termos uma noção bem precisa do quanto é importante valorizar a marca e só é possível que essa valorização aconteça em um único lugar do mundo: a mente do consumidor. Essa é, talvez, a melhor forma de explicarmos por que distribuir brindes customizados é tão eficaz. É porque uma marca é fruto das experiências que ela é capaz de proporcionar às pessoas, e do quanto ela é capaz de levar essas pessoas a se sentirem bem.

Então, quanto mais personalizada, mais fundo o gesto chega ao coração.

Melhor custo-benefício em estratégias de relacionamento

Nós dissemos mais acima que fazer uma ação correta com brindes pode não custar tão barato e o leitor é induzido a entender que estamos nos contradizendo.

Não é verdade, o custo maior sempre é o de dispor de uma inteligência de marketing capaz de construir diferenciais competitivos para o negócio. Não faz diferença se a sua política promocional incluirá ou não brindes, merchandising ou publicidade na televisão. O custo da construção do conhecimento é o mesmo.

Os brindes, ao contrário, possuem uma capacidade incrível de equacionar custos x benefícios de uma forma altamente satisfatória. Sabe por quê? Porque eles são personalizados. Você pode entregar às pessoas certas. Então, não há desperdício de recursos financeiros.

O brinde, inclusive, é a melhor forma de promover a empresa perante seus funcionários, fornecedores ou parceiros comerciais, mostrando o quanto a sua empresa é grata por poder contar com eles.

Agora que você já entendeu por que distribuir brindes customizados pode ajudar a promover sua marca, é só colocar a mão na massa.

E se quiser saber mais sobre o assunto, que tal conhecer algumas dicas de brindes para encantar seus clientes?

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