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  • gestao868

Como conquistar clientes para o meu negócio?

Como conquistar clientes? Por mais que as respostas sejam muitas, essa é uma pergunta que se impõe ao dia a dia. Não só porque o mundo está em constante mudança, modificando o tempo todo a forma das pessoas se relacionarem e comprarem, como pela forma dinâmica como se comporta o ambiente competitivo de negócios.

Estrategicamente falando, a resposta a essa pergunta é acompanhar e entender as mudanças, sejam elas no comportamento do consumidor, sejam no campo das inovações tecnológicas.

Nada disso muda, no entanto, a importância do marketing. Ele é uma parte fundamental da estratégia de negócios e pode ajudar, e muito, a descobrir como conquistar clientes para o seu negócio,

Vamos aprofundar mais um pouco o tema?

Conheça seu público-alvo

O público-alvo são aquelas pessoas que você escolheu atender com o seu negócio e cujos problemas você deseja solucionar com seu produto ou serviço.

Ele nada mais é do que a identificação das características dos seus clientes e potenciais clientes, que vão desde sua faixa etária e gênero a seus interesses e necessidades.

Conhecer o público-alvo é identificar quais são essas características, que serão a base para a criação de ofertas que atendam às suas expectativas.

Isso é feito através de consulta ou realização de pesquisas de mercado com consumidores, pesquisas de opinião e satisfação com clientes e criação de rotinas de aprendizado sobre o ele através dos diversos canais de interação, sejam as mídias sociais, seja o SAC, sejam os canais de venda.

Ouça seu cliente e solucione problemas

Aprofundando o tema do tópico anterior, é preciso que as empresas aperfeiçoem a percepção do que é ouvir o cliente.

A internet criou um ambiente em que os clientes são, ao mesmo tempo, mais exigentes e participativos. Parece estar com os dias contados a comunicação unilateral, em que só um lado falava e o outro só ouvia, concordando ou não.

As empresas precisam entender isso como uma oportunidade maravilhosa de estar em contato com seus clientes e aprender sobre eles.

Mais do que isso, porém, é uma oportunidade de transformar essas interações em uma maneira de conquistar, engajar e se relacionar com seu público.

Como fazer isso?

Esclareça a dúvida de um cliente online e você estará respondendo à dúvida de outros tantos que não perguntaram. Aproveite as reclamações para mostrar como sua empresa está preparada para corrigir as falhas rapidamente.

Uma experiência encantadora pode surgir de uma insatisfação, contanto que a sua empresa esteja preparada e orientada a ouvir o cliente.

Invista em marketing de relacionamento

A relação do cliente com uma marca vai além da simples compra do produto que ela oferece. Parte do princípio da criação de uma experiência que leva esse consumidor a desenvolver um relacionamento a longo prazo, o que chamamos de fidelização.

Muitas empresas pecam por focar todo seu esforço de marketing para atrair novos clientes e esquecer de fidelizar os que já conquistou.

Essa conquista é um ato contínuo dentro da relação de consumo e o marketing de relacionamento é exatamente uma estratégia para conquistar o cliente, fazer com que ele se sinta valorizado e aproximá-lo da sua marca.

Isso pode parecer uma tarefa complicada, mas, acredite, existem diversas maneiras simples de cumprí-la de maneira eficiente. Um ato que pode parecer complicado, mas que tem um impacto positivo sobre essa questão é a distribuição de brindes, por exemplo.

Eles podem fazer com que o seu cliente se sinta valorizado e dê preferência à sua marca sempre que precisar de algo como o que você oferece.

Parece interessante, não é? Quer saber mais à respeito? Leia também o nosso texto “Por que fidelizar clientes com brindes?“.

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