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Como estar presente para seus clientes?

Os esforços empresariais em marketing, programas de fidelidade e inovação sempre tem um ponto em comum: o público. Toda empresa busca entender melhor como estar presente para seus clientes, e não é à toa. O consumidor é quem constrói a marca. Se ele não lembra dela, ela deixa de existir para ele e, portanto, deixa de existir para mais uma fatia do mercado. Aos poucos, isso pode significar que ela vai sumir de verdade.

Então, manter-se na mente dos clientes (ou possíveis clientes) pelo maior tempo possível é o objetivo. Confira algumas dicas de como estar presente para seus clientes!

Tenha um blog

O marketing de conteúdo nasceu a partir da perspectiva que o público não consome apenas o produto ou serviço que uma empresa oferece, mas também conhecimento e entretenimento. Ter um blog é uma ótima maneira de oferecer isso a eles!

Com posts relevantes para sua área de atuação, você consegue captar o interesse das pessoas que tem algo a ganhar com seu conteúdo. Elas podem facilmente se tornar clientes, pois estarão em contato constante com a empresa, seus valores e sua forma de atuação. Além disso, o conteúdo postado no blog vai demonstrar que a empresa é especialista no nicho.

Faça materiais de divulgação

É claro que uma resposta importante sobre como estar presente para seus clientes é através da internet, mas isso não significa que você pode deixar para trás a divulgação física. Materiais gráficos continuam sendo essenciais para sua estratégia de marketing e de como se manter na vida dos clientes.

Folders, flyers, catálogos… cada um possui vantagens e desvantagens. O que é mais válido lembrar é que, em todos os casos, você estará entrando na casa do cliente, o que por si só já é uma grande coisa! Também é uma boa ideia inserir no material informações importantes para ele.

Invista em brindes de qualidade

Falamos que estar dentro da casa do cliente é uma grande coisa, e é verdade. Você consegue isso com um material gráfico, ainda que seja uma entrada discreta e rápida. Mas, se quiser se fixar mesmo por ali, você precisa de brindes promocionais.

Os brindes são favoritos do público – desde que sejam de qualidade. Eles representam a relação com a empresa, o quanto ela se importa com seu público e como está disposta a demonstrar isso. E para melhorar, o brinde se torna uma divulgação constante, usada no dia a dia, em casa, no trabalho… É um ótimo investimento.

Esteja presente nas redes sociais

Passamos pelo físico, e agora voltamos ao digital! Não dá para falar sobre como estar presente para seus clientes sem mencionar as redes sociais.

Todos os canais de comunicação que a empresa estabelece com o público são importantes, seja pelo site, telefone ou pessoalmente. Todavia, hoje em dia, a maioria das pessoas busca esse contato primeiramente nas mídias sociais. Estar ativo por lá significa um relacionamento assíduo com os clientes, muita interação e até divulgação boca a boca, feita por eles próprios. As redes sociais aproximam o consumidor da marca, e são essenciais para que ela seja levada a sério.

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