• gestao868

Como fazer ativação de marca corretamente?



Ativar uma marca nada mais é do que promover experiências e interação do público com empresas através de ações voltadas para o marketing. Na prática, esse tipo de ação consegue despertar a atenção através de experiências sensoriais que têm como objetivo gerar reconhecimento de uma marca através do encantamento do consumidor.

O ponto principal dessas estratégias é encontrar o espaço e o tipo de interação ideal para gerar identificação com esse público, valendo-se de ferramentas como eventos, brindes e tecnologia para conseguir atrair o interesse para a marca.

Então, como fazer ativação de marca corretamente? O primeiro passo, é entender qual é a relevância do marketing de ativação para sua empresa.

Qual a importância da ativação de marca?

Em um mundo cada vez mais conectado em relações digitais, a experiência sensorial passa a ser um diferencial relevante para marcas que desejam se aproximar do público sem necessariamente deixar de lado a tecnologia.

No conjunto de atividades idealizadas para um espaço, é necessário levar em consideração que a ativação de marca, quando bem feita, tem resultados que impactam diretamente sobre as impressões, memórias, opiniões e emoções do público que tem a oportunidade de vivenciá-la.

Consequentemente a isso,  a decisão de compra e imagem da marca também poderão ser influenciados. Para que esse objetivo se concretize, é necessário estar alinhado desde o planejamento inicial à avaliação final do impact, passando pela produção e execução das ações. Veja, a seguir, algumas estratégias para colocar em prática.

Estratégias para ativação de marcas

  1. Eventos culturais e de entretenimento – espaços de divertimento e lazer, eventos que envolvem cultura e entretenimento estão entre os mais visados para ativação de marca. Porém, é importante avaliar se o fit cultural da empresa está alinhado ao do evento, ou seja, se existe relação entre o perfil do público, sua visão e valores com o evento. Essa regra vale também para outros tipos de eventos como congressos e feiras de negócios.

  2. Espaços instagramáveis – Todo mundo curte tirar uma foto e postar nas redes sociais, certo? Esse conceito agora parte para a idealização de ambientes especialmente planejados para essa finalidade. No Instagram, é possível realizar marcações de espaços, hashtags e perfis. É importante incentivar que o público realize essas ações para potencializar os resultados de branding.

  3. Interações digitais – complementar aos espaços, outras formas de interação ajudam a gerar engajamento do público e reconhecimento de uma marca. Os filtros do Instagram ou cadastros para sorteios, por exemplo, podem ser acionados por QR Code que direciona o visitante dos espaços para as páginas.

  4. Distribuição de brindes personalizados – entre as mais comuns. estão as ações de ativação de marca com brindes promocionais que movimentam e instigam o público em torno de estandes, quiosques e lounges em eventos. Aqui, é sempre importante inovar na experiência e oferecer aqueles que surpreendam  o público, traduzam o valor da marca e, ao mesmo tempo, sejam úteis para o visitante. Pra não cometer erros, confira nossas dicas de brindes para eventos.



#ativaçãodemarca #marketingdeativação

0 visualização

© MR Brindes. 1988, 2020. Todos os direitos reservados.