O relacionamento com clientes através de um bom atendimento não é novidade para nenhum lojista. Independente do tipo de produto ou serviço oferecido, consumidores sempre satisfeitos está entre os principais desafios do dia a dia.
Para isso, você sabe que para ter mais clientes é preciso atraí-los e garantir que eles retornem às compras de tempos em tempos. Além de manter e aumentar a lucratividade através das vendas constantes, o reconhecimento da sua marca é fundamental para conquistar novos e fidelizar clientes.
Para te ajudar nessa tarefa, confira neste artigo algumas dicas de como fidelizar clientes para aplicar agora mesmo na sua loja.
Invista nas redes sociais
As estratégias de fidelização de clientes são essenciais não apenas para que eles retornarem a sua loja, mas também servem como uma importante ferramenta de divulgação e marketing para atração de novos consumidores.
O “boca a boca” continua sendo fundamental para promover uma marca, só que agora adaptado à realidade das redes sociais. A maioria das empresas possui ao menos um perfil, sendo os mais populares no Facebook e Instagram.
O consumo no ambiente digital está relacionado, principalmente, ao conteúdo postado pelas marcas, não apenas fotos de produtos, mas frases e imagens motivadoras, informações relevantes para o público-alvo dentre outras.
Crie um perfil da sua marca e sempre mantenha atualizado, para que os seguidores acompanhem novidades e possam interagir.
Capriche na identidade visual
Esta dica também vale para a anterior. O conteúdo visual de uma marca também influencia na experiência do cliente com uma marca. Nesse caso, é preciso criar uma identidade para facilitar o reconhecimento, seja online ou no ponto de venda.
A identidade visual deve fazer parte de todos os materiais gráficos, sejam banners, placas, panfletos, embalagens ou mesmo postagens nas redes sociais. O design profissional é um diferencial para lojas que desejam se destacar também no ponto de venda, independente se a sua loja atende apenas ao seu bairro ou está localizada numa avenida movimentada,
Desde a adesivação e organização e produção dos manequins na vitrine até o planejamento do layout dos móveis e iluminação diferenciada para cada ambiente, possibilitam criar um ambiente aconchegante e convidativo para o cliente.
Promova programas de recompensas
Os programas de fidelidade fazem parte das estratégias para fidelização de clientes mais eficazes. Esse tipo de ação garante a personalização do relacionamento da sua loja, uma vez que oferece recompensas pelo volume ou quantidade de vezes em que o consumidor retorna a sua loja.
Independente do tamanho da sua loja ou do público, ter um cartão fidelidade que possibilita a troca por produtos, brindes ou mesmo descontos especiais vai fazer com que o cliente se sinta instigado a retornar mais vezes.
Crie promoções e ofertas exclusivas
Todo lojista sabe da importância das promoções sazonais para a renovação de estoque. A dica aqui são as promoções e ofertas exclusivas para quem já é cliente da sua loja.
O cliente gosta de se sentir lembrado, e oferecer um “mimo” em datas especiais como o aniversário, vai demonstrar que você se importa com ele. Além dos tradicionais vale compras e descontos, ofertar brindes personalizados também podem ser oferecidos como um presente.
Existem alguns passos essenciais para criar um promoção de vendas de sucesso. Descrevemos os principais neste artigo, veja só!
Comments