top of page
  • gestao868

Como organizar SIPAT em uma empresa? Passo a passo

Empresas que contam com uma CIPA, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, e os membros desse grupo podem se perguntar como organizar SIPAT. Este evento é importante justamente para cumprir com definições da CLT sobre o atendimento das normas de segurança e medicina do trabalho.

Segundo a Lei nº 6.514, de 1977, define que cabe às empresas instruir os empregados quanto às precauções no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais. Essa também é uma exigência relacionada às NRs, as normas regulamentadoras sobre segurança e saúde do trabalho.

Para organizar uma SIPAT, é importante conhecer essa programação, definir quais atividades serão desenvolvidas e a temática geral do evento. Promover a prevenção de acidentes e a segurança no trabalho é essencial também como uma estratégia de engajamento dos colaboradores.

Continue lendo para conhecer mais sobre a SIPAT e como organizá-la.

O que é uma SIPAT?

É a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho. É realizada anualmente, envolvendo toda a empresa e com organização por parte do RH e dos técnicos de segurança e medicina do trabalho. O evento é composto por palestras, encontros de setores, atendimento com profissionais de saúde e técnicos de segurança do trabalho, entre outras atividades.

Geralmente, abordam os temas obrigatórios pela legislação (DSTs, alcoolismo e tabagismo) e mais algum relativo ao ambiente da empresa ou ao momento atual, a exemplo de doenças virais, da ergonomia, saúde mental, higiene bucal, entre outros.

Atividades para a SIPAT

Para além das palestras, outras atividades podem ser agregadas na Semana, como apresentações teatrais, quick massage, sessões de ginástica laboral, oficinas de artesanato, avaliações físicas ou nutricionais, etc. Como você verá a seguir, tudo isso deve ser adequado ao cronograma da SIPAT, seu orçamento e o local de realização da programação.

Passo a passo para organizar a SIPAT

  1. Defina a equipe que compõe a CIPA e um cronograma de reuniões para tratar da SIPAT;

  2. Considere as atividades que serão desenvolvidas e a temática do evento;

  3. Inclua as atividades e assuntos obrigatórios;

  4. Defina o orçamento da produção e seu local de realização;

  5. Reserve uma semana para a realização da SIPAT e planeje a divulgação;

  6. Busque parceiros, patrocinadores e palestrantes;

  7. Considere atividades interativas e sorteios;

  8. Produza os conteúdos de folhetos, e-mails, vídeos e outras mídias da SIPAT;

  9. Encomende brindes personalizados e peças gráficas do evento;

  10. Relembre os setores da empresa sobre o evento e garanta a participação de todos;

  11. Garanta que tudo esteja preparado e organizado antes do evento;

  12. Prepare uma lista de presença;

  13. Organize a equipe da CIPA e voluntários para o dia do evento;

  14. Receba o público da SIPAT e obtenha feedbacks sobre o evento através de pesquisas e questionários rápidos.

Como citado neste passo a passo resumido sobre como organizar uma SIPAT, é importante produzir conteúdos, peças gráficas e brindes para o evento, materiais que garantem o engajamento do público e fixam a mensagem por mais tempo.

Neste ponto, é essencial encontrar bons fornecedores para garantir a entrega de peças de qualidade, adequadas a sua empresa e também ao público-alvo. Aproveite para conferir algumas ideias de brindes para a SIPAT.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page