top of page
  • gestao868

Datas comemorativas na empresa: quais celebrar?

Os relacionamentos no ambiente de trabalho seguem hierarquias de cargos e funções que, em alguns casos, acabam tornando mais difícil a aproximação entre funcionários. Nesse ponto, celebrar datas comemorativas na empresa é importante pois potencializa o relacionamento entre colaboradores, ajuda a demonstrar reconhecimento de gestores e líderes internos e marcam positivamente a experiência de funcionários e equipes no ambiente de trabalho.

Além de uma ferramenta para promover integração, as comemorações e eventos na empresa permitem aprimorar a cultura interna através da identificação e pertencimento. Oferecer brindes para datas comemorativas para presentear nessas ocasiões também pode ser uma escolha acertada para essas ocasiões.

Confira, a seguir, quais datas comemorativas devem fazer parte do calendário da empresa:

Datas e campanhas oficiais

O calendário oficial de datas comemorativas e campanhas é uma fonte de insights para definir quais poderão fazer parte do calendário personalizado da sua empresa. De acordo com o segmento de mercado, é possível escolher dias de profissionais como o Dia do Jornalista, Dia do Engenheiro, Dia do Designer e etc.

Campanhas como o Outubro Rosa, dedicada à prevenção e diagnóstico do câncer de mama, e o Novembro Azul, para o câncer de próstata, são oportunidades para a empresa promover ações de conscientização sobre a saúde de funcionários.

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) é um evento obrigatório por lei e desenvolve ações para prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho.

Aniversários

Data fundamental que deve fazer parte das comemorações corporativas, o aniversário da empresa é uma oportunidade para celebrar junto a clientes, funcionários, parceiros e fornecedores. Empresas ligadas ao comércio, por exemplo, utilizam esse oportunidade para oferecer descontos, ofertas e lançamentos.

O aniversário de colaboradores também deve ser marcado pela lembrança por parte de gestores e membros da equipe de trabalho. Trata-se de uma maneira de conquistar a motivação da equipe e demonstrar a importância do vínculo entre empresa e funcionário, seja em uma rápida comemoração no intervalo do expediente ou até mesmo uma festa para os aniversariantes daquele mês.

Mantenha sua agenda atualizada e envie mensagens de felicitações também em datas como aniversário de clientes e fornecedores.

Dia das mães e dos pais

Duas datas importantes, principalmente para equipes de trabalho que já contam com papais e mamães, comemorar o Dia das Mães (maio) e o Dia dos Pais (agosto) é um oportunidade valorizar internamente a importância dos vínculos entre empresas e a família dos colaboradores.

Nessas ocasiões, é válido também reconhecer a importância das relações dos colaboradores com suas mães e pais, a fim de criar um equilíbrio entre relações familiares e trabalho.

Final de ano

As comemorações de final de ano nas empresas são aguardadas pelas equipes de trabalho pelo clima mais descontraído em almoços e jantares, festas e troca de presentes.

É como que a iniciativa e organização dessas festividades seja tomada pelo próprios colaboradores, mas também podem ser tomadas pela própria empresa como forma de reconhecimento pela dedicação e empenho, através de premiações, brindes de final de ano e até mesmo bonificações.

Gostou das dicas? Aprenda como montar um calendário de eventos personalizado para sua empresa.

115 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page