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  • gestao868

Fidelização de clientes: 4 dicas eficientes

Empresas de todos os portes e segmentos estão constantemente se preocupando em atrair mais clientes — mas será que estão pensando o bastante sobre como manter os que já possuem?

A fidelização de clientes é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. Esse tipo de consumidor é precioso para o fluxo de caixa, mantendo a saúde financeira da organização em bom estado. Além disso, eles também aumentam o valor da marca no mercado, o que por si só já atrai mais público.

Mas ninguém se torna fiel a uma empresa sem razão. Estratégias são essenciais! Conheça algumas delas e garanta a fidelização de clientes.

Saiba quem é o seu cliente

Se a ideia é manter o consumidor por perto, todas as estratégias devem partir do que ele quer ou precisa. Não é possível desenvolver novidades ou técnicas sem conhecer o público! Você precisa de um perfil dos clientes da sua empresa para fidelizá-los.

Para conseguir montar esse perfil, faça pesquisas de público alvo. Descubra dados demográficos básicos, mas também hábitos de consumo, hobbies, interesses pessoais, valores, ideologias etc. Todas essas informações são fundamentais, tanto para que você ofereça a melhor experiência aos clientes, quanto para as próximas estratégias de marketing. Essas duas coisas, aliás, estão bastante conectadas.

Priorize a excelência no atendimento e satisfação do cliente

E por falar em experiência do público, esse é um ponto-chave na fidelização de clientes. É claro que os produtos e serviços de qualidade são uma grande parte do motivo pelo qual eles serão fidelizados, mas outra razão enorme é o relacionamento que eles criarão com a empresa. Ou seja, como é toda sua experiência de consumo.

O atendimento, além de impecável e simpático, funciona ainda melhor se for personalizado. Com as pesquisas realizadas no passo anterior, você já consegue ter uma base de como seu cliente gostaria de ser tratado. Mais do que isso, possibilite que eles deem feedback — e ouça! Ah, e não esqueça de investir no pós-venda.

Invista na comunicação personalizada

O atendimento personalizado é uma ótima ideia, mas só chega até certo ponto no relacionamento empresa-cliente. Todo o sistema de comunicação pode se beneficiar da personalização, inclusive a nível individual.

Um cadastro de clientes, por exemplo, oferece a possibilidade de uma comunicação direta e otimizada com cada um. Lembretes de aniversários, avisos de novos produtos ou serviços que interessem àquele perfil específico; todas essas ações automatizadas fazem com que as pessoas lembrem da empresa e sintam que há uma relação estabelecida entre elas. Essa sensação é um passo considerável dado em direção à fidelização, e pode até aumentar as vendas também.

Pontue e recompense com brindes

Nada conquista mais do que presentes! Os prêmios e brindes promocionais já são há tempos reconhecidos como uma técnica eficiente de fidelização de clientes.

Crie programas de pontuação, por exemplo. Eles fazem com que o público retorne sempre, mantém o fluxo financeiro seguro e não custam muito. Os brindes como prêmios funcionam muito bem, especialmente quando eles combinam com o perfil do público alvo. Esse tipo de ação se enquadra na gamificação — o uso de uma dinâmica de jogo para engajar e encorajar as pessoas a realizarem determinadas atividades. A empresa faz com que a fidelização se torne algo divertido e rentável ao mesmo tempo!

Quer saber mais como os brindes podem ajudar na fidelização dos seus clientes? Veja aqui porque distribuir brindes customizados!

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