O que é marketing promocional?
- gestao868
- 18 de jan. de 2019
- 2 min de leitura

Trabalhando com marketing, diversos conceitos aparecem, vão e voltam, sempre trazendo novidades e estratégias diferentes. Assim acontece com o marketing promocional, usado especificamente para ações voltadas ao público externo.
Embora não seja uma novidade na comunicação, esse conceito e suas respectivas ações estão voltando com força junto ao ambiente digital e com as mudanças no comportamento do consumidor.
Entenda, nos próximos tópicos, as funções do marketing promocional e suas estratégias.
O que é marketing promocional?
Também conhecido como live marketing, o marketing promocional é definido pela Associação de Marketing Promocional (AMPRO) como “o conjunto de ações que visam gerar mais valor para a marca e incentivar a experiência, a compra, o uso e a fidelização de produtos e serviços”.
A experiência e o relacionamento com cliente são os maiores focos desse nicho, e empresas que investem no promocional se utilizam de diversas estratégias para trabalhar estes pontos.
O marketing promocional, principalmente em sua forma de live (“ao vivo”), conta com construção de eventos e outras experiências para contato direto e pessoal com os consumidores e possíveis clientes.
Conheça as principais ações realizadas para atingir esse objetivo.
Estratégias de marketing promocional
Boa parte dessas estratégias nasceram no ambiente offline e, com o momento atual muito mais concentrado no digital, hoje se adapta para atingir os clientes da mesma forma.
O marketing promocional trabalha com:
• Distribuição e apresentação de produtos
É com o promocional que uma empresa apresenta novos produtos ao mercado e faz sua divulgação, considerando também toda uma logística de distribuição e alcance da empresa.
Algumas técnicas bem características (e muito queridas pelo público) dessa estratégia é a distribuição de amostras grátis e a degustação de produtos, principalmente daqueles que precisam conquistar o mercado ou de destaque em relação à concorrência.
• Ofertas e promoções
O marketing promocional é responsável por organizar e coordenar promoções de vendas. Para isso, os profissionais de marketing precisam de uma média sobre os produtos que pode ser descontada, elaborando a melhor ação possível para engajar o público.
Em grandes empresas de alimentos, por exemplo, é comum que a companhia entregue as ações de promoções de vendas já organizadas para os pontos de venda, com valor sugerido de venda ou ofertas combinadas do tipo compre 2 e leve 3, desconto progressivo a cada item, etc.
• Incentivos e benefícios
Essas estratégias são focadas em fidelização de clientes, oferecendo condições vantajosas para que comprem mais, conheçam novos produtos e voltem a comprar depois de algum tempo.
Assim funcionam, por exemplo, os programas de fidelidade e de pontuação. Para ter sucesso nessas ações é necessário manter uma comunicação ativa, com cartas e listas de e-mails.
• Eventos promocionais
São estratégias mais caras, mas com bons resultados para participação do público e divulgação da marca. Podem ser abertos e generalistas ou mais exclusivos, servindo também como benefício para clientes mais comprometidos.
Também podem servir de relacionamento com parceiros e fornecedores, embora não seja o objetivo do marketing promocional.
• Prêmios e brindes
Oferecer brindes personalizados funciona com clientes fiéis e também com curiosos e consumidores disponíveis no mercado. Eles podem ser entregues combinados a ações de promoções de vendas ou como prêmio em programas de fidelidade.
Premiar é uma forma de relacionamento usada pelo marketing promocional. Mais específico, e também relacionado a essas estratégias, é o marketing de relacionamento. Conheça esse conceito e como aplicá-lo.

Comments