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O que é marketing promocional?



Trabalhando com marketing, diversos conceitos aparecem, vão e voltam, sempre trazendo novidades e estratégias diferentes. Assim acontece com o marketing promocional, usado especificamente para ações voltadas ao público externo.

Embora não seja uma novidade na comunicação, esse conceito e suas respectivas ações estão voltando com força junto ao ambiente digital e com as mudanças no comportamento do consumidor.

Entenda, nos próximos tópicos, as funções do marketing promocional e suas estratégias.

O que é marketing promocional?

Também conhecido como live marketing, o marketing promocional é definido pela Associação de Marketing Promocional (AMPRO) como “o conjunto de ações que visam gerar mais valor para a marca e incentivar a experiência, a compra, o uso e a fidelização de produtos e serviços”.

A experiência e o relacionamento com cliente são os maiores focos desse nicho, e empresas que investem no promocional se utilizam de diversas estratégias para trabalhar estes pontos.

O marketing promocional, principalmente em sua forma de live (“ao vivo”), conta com construção de eventos e outras experiências para contato direto e pessoal com os consumidores e possíveis clientes.

Conheça as principais ações realizadas para atingir esse objetivo.

Estratégias de marketing promocional

Boa parte dessas estratégias nasceram no ambiente offline e, com o momento atual muito mais concentrado no digital, hoje se adapta para atingir os clientes da mesma forma.

O marketing promocional trabalha com:

• Distribuição e apresentação de produtos

É com o promocional que uma empresa apresenta novos produtos ao mercado e faz sua divulgação, considerando também toda uma logística de distribuição e alcance da empresa.

Algumas técnicas bem características (e muito queridas pelo público) dessa estratégia é a distribuição de amostras grátis e a degustação de produtos, principalmente daqueles que precisam conquistar o mercado ou de destaque em relação à concorrência.

• Ofertas e promoções

O marketing promocional é responsável por organizar e coordenar promoções de vendas. Para isso, os profissionais de marketing precisam de uma média sobre os produtos que pode ser descontada, elaborando a melhor ação possível para engajar o público.

Em grandes empresas de alimentos, por exemplo, é comum que a companhia entregue as ações de promoções de vendas já organizadas para os pontos de venda, com valor sugerido de venda ou ofertas combinadas do tipo compre 2 e leve 3, desconto progressivo a cada item, etc.

• Incentivos e benefícios

Essas estratégias são focadas em fidelização de clientes, oferecendo condições vantajosas para que comprem mais, conheçam novos produtos e voltem a comprar depois de algum tempo.

Assim funcionam, por exemplo, os programas de fidelidade e de pontuação. Para ter sucesso nessas ações é necessário manter uma comunicação ativa, com cartas e listas de e-mails.

• Eventos promocionais

São estratégias mais caras, mas com bons resultados para participação do público e divulgação da marca. Podem ser abertos e generalistas ou mais exclusivos, servindo também como benefício para clientes mais comprometidos.

Também podem servir de relacionamento com parceiros e fornecedores, embora não seja o objetivo do marketing promocional.

• Prêmios e brindes

Oferecer brindes personalizados funciona com clientes fiéis e também com curiosos e consumidores disponíveis no mercado. Eles podem ser entregues combinados a ações de promoções de vendas ou como prêmio em programas de fidelidade.

Premiar é uma forma de relacionamento usada pelo marketing promocional. Mais específico, e também relacionado a essas estratégias, é o marketing de relacionamento. Conheça esse conceito e como aplicá-lo.



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