top of page
  • gestao868

Qual é o Dia da Secretária? Conheça a data

Cargo de extrema importância para grandes empresas e também como auxiliar de profissionais renomados, a Secretária, ou profissional de Secretariado, é uma figura central para muitas organizações. Muitas empresas comemoram o Dia da Secretária, mas você sabe que data é essa?

O Dia da Secretária, também apresentado como Dia da(o) Secretária(o), é comemorado no dia 30 de setembro, por um motivo muito curioso que apresentaremos logo abaixo. A profissão é reconhecida internacionalmente, sendo representada por órgãos e sindicatos próprios.

Conheça mais sobre o Dia da Secretária agora e saiba também como presentear esses profissionais.

Origem do Dia da Secretária

As primeiras máquinas de escrever surgem a partir dos anos 1810. Muitos inventores trabalhavam nos seus próprios modelos, inclusive no Brasil, mas foi nos Estados Unidos que Christopher Sholes criou o aparelho com teclado QWERTY, formato de teclas que utilizamos até hoje. Sua filha, Lilian Sholes, foi a primeira mulher que utilizou a máquina de escrever, ou máquina de datilografia, em público, ainda no século 19 – ato revolucionário em uma época em que o trabalho feminino era apenas doméstico.

Lilian nasceu em 30 de setembro de 1850, e no seu centenário (1950) diversas fabricantes de máquinas de escrever promoveram concursos para encontrar a melhor datilógrafa, entre outras celebrações. Na época, muitas das participantes eram secretárias, e assim se sucedeu por alguns anos. Logo, o dia 30 de setembro ficou conhecido como Dia da Secretária.

Apesar de não ser uma data oficial no calendário brasileiro, alguns estados, como São Paulo, têm leis e apontamentos específicos sobre as celebrações do dia 30 de setembro desde 1977.

Sobre a profissão

Não existe nada que impeça um homem de ser secretário. Como a profissão foi majoritariamente feminina desde sua origem, falamos com mais frequência em secretárias. Esse cargo, com o passar dos anos, foi exigindo cada vez mais especialização e profissionalização. O Brasil conta com cursos técnicos e superiores em Secretariado, incluindo também o Secretariado Bilíngue.

A profissão é reconhecida e regulamentada pelas leis 7.377, de 1985, e 9.261, de 1996.

Dia Internacional da Secretária

Outra data apontada como Dia da Secretária, menos conhecida e bem pouco adotada, foi definida em uma convenção internacional em 1997. Esse dia seria sempre a 4ª quarta-feira do mês de abril.

Brindes e presentes para o Dia da Secretária

No dia 30 de setembro, então, muitas empresas e profissionais preparam surpresas e presentes para as secretárias e secretários. Algumas optam por distribuir brindes para secretárias, que podem variar desde materiais próprios e utilitários para o trabalho até itens pessoais, como peças decorativas, chaveiros, bags e outros.

Se você quer presentear sua equipe no Dia da Secretária, opte por brindes personalizados e de bom gosto, alinhados ao perfil da sua empresa e também com o dos(as) profissionais. Essa é uma forma de reconhecer e agradecer pelos serviços prestados.

Agora que você sabe qual é o dia da secretária, aproveite para conhecer os brindes do kit escritório. Essa é uma ótima pedida para presentear essas profissionais indispensáveis.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page