top of page
  • gestao868

Quando é o Dia do Advogado? Curiosidades sobre a comemoração

No Brasil e no mundo, a advocacia é uma carreira muito ilustre, reconhecida e estudada há séculos. O Direito se faz necessário em muitos ramos e momentos da vida, inclusive como uma parte estrutural e vital de empresas. Essas condições e o prestígio da profissão faz com que muitas pessoas se perguntem quando é o dia do advogado.

Esse dia é celebrado por escritórios, universidades e pelos conselhos e ordens profissionais. Uma data é a mais reconhecida e praticada, que você pode conhecer logo em seguida, mas existe um segundo dia dedicado aos advogados.

Continue lendo para saber quando é o dia do advogado e como essa data pode ser lembrada.

Quando se comemora o Dia do Advogado?

A data para comemorações sobre o Direito e seus profissionais é o 11 de agosto, pelo menos no Brasil. Esse fato está relacionado a um acontecimento histórico no país, sendo a data mais divulgada.

Reconhece-se, também, o dia do advogado em 19 de maio. Este é o dia da morte de Santo Ivo, padroeiro dos advogados e de todos profissionais do Direito. O santo, na virada dos séculos 13 e 14, era sacerdote e advogado. Seu trabalho de assistência e justiça também lhe rendeu o título de “Advogado dos Pobres”.

Esse tipo de trabalho assistencial, democrático e gratuito é o que inspira o trabalho das defensorias, por isso desde 2002, no Brasil, o dia 19 de maio é o Dia Nacional da Defensoria Pública.

A origem do Dia do Advogado

Sobre o dia do advogado celebrado nacionalmente em 11 de agosto, sua origem remonta ao ano de 1827. Nessa data, as primeiras faculdades de Direito do Brasil foram fundadas por ordem do imperador Dom Pedro I: a Faculdade de Direito do Largo São Francisco (SP) e a Faculdade de Direito de Olinda (mais tarde transferida para Recife, PE).

Os cursos de Direito eram necessários pois em 1824 foi promulgada a primeira Constituição Federal, e o próprio Dom Pedro reconheceu que poucos brasileiros tinham conhecimento jurídico para interpretar e trabalhar sobre as novas leis.

O 11 de agosto também é conhecido como o “Dia do Pendura”, data em que os comerciantes e proprietários de bares e restaurantes próximos às universidades promoviam eventos de comemoração para estudantes e advogados. Nesta data, o público podia “pendurar” sua conta, pois a festa era bancada pelos próprios comerciantes. Parte desta tradição se mantém até hoje.

Quer presentear?

Quem precisa dos trabalhos de um advogado, ou trabalha diretamente com esses profissionais, sabe quanta dedicação e estudo está por trás da profissão. Para comemorar o Dia do Advogado e agradecer os serviços ou a parceria, é comum encomendar brindes e lembranças para presenteá-los.

Placas de homenagem gravadas em metal já são opções bastante conhecidas. Outra possibilidade é a escolha por canetas personalizadas, gravadas com o nome ou uma mensagem especial para os profissionais. Jóias e outras peças de metal podem ser complementadas com rubi, a pedra vermelha símbolo do Direito.

O ponto, sempre, é celebrar essa carreira tão importante. Agora que você sabe quando é o dia do advogado, conheça mais uma possibilidade de presente para essa data: o kit escritório.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page